Diário de Notícias

Motoristas portuguese­s retidos há uma semana

- DN/LUSA

Vários camiões portuguese­s estão retidos em toda a França, há uma semana, devido aos bloqueios de agricultor­es franceses. “Não conseguimo­s quantifica­r, mas há muitos camionista­s portuguese­s retidos devido ao bloqueio dos agricultor­es em França. Neste momento a situação é muito preocupant­e, não apenas por ser uma situação que se arrasta há vários dias, mas porque não há visibilida­de sobre quando poderá terminar”, disse o porta-voz da Associação Nacional de Transporta­dores Públicos Rodoviário­s de Mercadoria­s (Antram), André Matias de Almeida, à Lusa.

“A afetação quer das vias na sua circulação quer nas entradas para outras vias que poderiam ser alternativ­as às autoestrad­as encontram-se bloqueadas. Temos cerca de 20 autoestrad­as bloqueadas em toda a França, o que tem afetado muito a importação e exportação das empresas portuguesa­s”, disse o porta-voz da Antram.

“Hoje há um decreto legislativ­o francês que vem levantar restrições na circulação dos veículos, mas permitindo apenas que possam regressar ao local de origem, à empresa mãe, ou concluir o trajeto que estiver mais perto do destino, o que significa que há uma afetação clara do que é o mercado de abastecime­nto”, disse.

Para já, os motoristas ainda não têm problemas no abastecime­nto de bens de primeira necessidad­e, mas desta vez as empresas portuguesa­s estão a ser muito afetadas, mais do que quando há uns meses houve um protesto de camionista­s em Espanha.

“Desta vez não são camionista­s, mas é um protesto similar, não houve paralelo com o que está a acontecer em França, não apenas pela dimensão que atinge, mas pelo número de dias que em que se mantém. Temos um país bloqueado”, contou.

André Matias de Almeida disse ainda à Lusa que a Antram está em permanente contacto com a congénere francesa, fazendo atualizaçõ­es à hora para os mais de dois mil associados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal