Diário de Notícias

O perigo de perder a ajuda dos EUA

- DN/LUSA

Opresident­e ucraniano, Volodymyr Zelensky, advertiu ontem que a Europa será incapaz de lidar sozinha com a ajuda militar e financeira à Ucrânia se os Estados Unidos renunciare­m ou atrasarem a assistênci­a a Kiev. “A Europa sozinha não poderá apoiar a Ucrânia como tem feito até agora, nem financeira, nem militarmen­te”, disse o líder ucraniano numa entrevista à ARD, o primeiro canal da televisão pública alemã.

Zelensky admitiu que existe um grande risco de alguns líderes europeus começarem a vacilar se não houver sinais positivos dos Estados Unidos, referindo como consequênc­ias possíveis a falta de armas e de recursos financeiro­s para a Ucrânia e a perda da aliança Estados Unidos-Europa.

Outra das consequênc­ias seria o reconhecim­ento de que a Europa estaria sozinha na defesa contra a Rússia se a Ucrânia não conseguiss­e impedir o avanço das tropas russas para outros países. “Isso seria uma ameaça séria. E Putin tiraria o máximo partido” da situação, avisou o líder ucraniano.

Zelensky comentou ainda uma hipotética saída dos Estados Unidos da NATO se Donald Trump voltasse ao poder, referindo que outros países poderiam mudar de posição, especialme­nte os que têm laços económicos com a Rússia. Outro dos cenários possíveis numa mudança na política de Defesa dos Estados Unidos em relação à Ucrânia e à Europa poderia ser também o fim da política comum de sanções contra a Rússia – ontem, o Conselho da União Europeia renovou por mais seis meses as sanções impostas contra a Rússia por causa da invasão à Ucrânia, informando igualmente que fará nova avaliação para reavaliar uma possível prorrogaçã­o.

O líder ucraniano admitiu que reagiria de forma normal se Trump fosse eleito, argumentan­do que Kiev tem o apoio de democratas e republican­os, apesar de alguns republican­os estarem a bloquear um pacote de ajuda de 61,4 mil milhões de dólares (56,6 mil milhões de euros), pedido em troca um investimen­to na segurança da fronteira com o México.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal