Diário de Notícias

Koba Koindredi. Quem é o médio que o Estoril comprou para emprestar ao Sporting

O médio será hoje oficializa­do em Alvalade. Opção de compra obrigatóri­a é de quatro milhões de euros. Koindredi nasceu no Djibouti, país africano onde o pai, natural da Nova Caledónia, se encontrava a cumprir serviço militar numa operação de manutenção de

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

O médio fez excelentes exibições frente ao FC Porto esta época.

Koba Koindredi deve ser hoje apresentad­o como jogador do Sporting, clube que chegou a acordo com o Estoril para a transferên­cia do médio por cerca de quatro milhões de euros. Ontem, o jogador já não esteve às ordens deVasco Seabra para fazer exames médicos e assinar contrato com os leões. O anúncio oficial da transferên­cia do futebolist­a de 22 anos, nascido no Djibouti, mas com nacionalid­ade francesa, acontecerá apenas durante o dia de hoje devido ao facto de a equipa de Rúben Amorim ter tido jogo na noite de ontem, com o Casa Pia, para a I Liga, que terminou já depois do fecho desta edição.

O processo da transferên­cia foi algo complexo. Primeiro, os canarinhos tiveram de acionar a opção de compra que tinham no contrato de empréstimo junto do Valencia e negociar com os franceses do Lens, que tinham uma pequena parte do passe, para depois emprestar o atleta ao Sporting até ao final desta época, com opção de compra obrigatóri­a no mercado de verão, altura em que o médio assinará contrato até junho de 2029.

O investimen­to do Sporting rondará os quatro milhões de euros, mais um milhão do que aquilo que o Estoril teve de pagar para exercer junto do Valencia a opção de compra dos direitos económicos. O negócio é idêntico ao que os leões fizeram com o Estoril para garantir Matheus Nunes em 2019. Primeiro chegou por empréstimo e com obrigatori­edade de compra por cerca de meio milhão de euros, acabando por render 45 milhões de euros quando se mudou para o Wolverhamp­ton, em 2022.

Koindredi nasceu no Djibouti, pequeno país africano onde o pai, natural da Nova Caledónia, se encontrava a cumprir serviço militar, numa operação de manutenção de paz. Ainda pequeno, mudou-se com a família para Fréjus, no sudoeste de França, onde começou a jogar futebol no Fréjus Saint-Raphael, tansferind­o-se depois para o Lens. Ainda com idade júnior Koba mudou-se para Valencia, clube pelo qual fez 19 jogos e marcou dois golos antes de ser emprestado ao Oviedo (II Liga Espanhola) e, esta época, ao Estoril.

Foi ao serviço dos canarinhos que Koindredi chamou a atenção de Rúben Amorim, que no início da temporada deu aval ao empréstimo ao Estoril de um jogador similar, o jovem Mateus Fernandes.

Koba Koindredi realizou o último jogo com a camisola do Estoril no sábado, na final da Taça da Liga que o Estoril perdeu no desempate por penáltis diante do Sp. Braga. Nesse jogo, o médio foi titular, tendo sido substituíd­o aos 59 minutos. “Dei-lhe um abraço muito forte no campo, porque tenho uma ligação muito grande com ele”, revelou o treinador no final do jogo, acrescenta­ndo que não sabia se ia poder contar com ele para o próximo jogo, que é já amanhã diante do Rio Ave, para a I Liga.

Este é o segundo reforço de inverno do Sporting, depois de Rafael Pontelo, defesa-central de 20 anos contratado ao Leixões, da II Liga.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal