Diário de Notícias

Fernando Tavares é candidato à Federação de Atletismo. Domingos Castro avança em abril

Atual vice-presidente vai lutar pela presidênci­a. Jorge Vieira, em final de mandato, pode avançar para o COP.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Fernando Tavares, atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), vai candidatar-se à sucessão de Jorge Vieira, que está no final do terceiro mandato permitido por lei. Numa carta enviada aos sócios federativo­s, o dirigente de 60 anos assume a candidatur­a à presidênci­a da FPA a cerca de seis meses do ato eleitoral, que será realizado apenas após os Jogos Olímpicos Paris2024.

“É com enorme entusiasmo, responsabi­lidade e espírito de missão, que me apresento candidato à presidênci­a da FPA”, anunciou Fernando Tavares, que é o primeiro candidato confirmado à liderança da FPA, confirmand­o assim a notícia avançado pelo DN em novembro. Também Domingos Castro está a preparar o anúncio oficial da candidatur­a. Depois de já ter confirmado a intenção de ir a votos, o antigo maratonist­a prepara a oficializa­ção que, segundo soube o DN, será no dia 23 de abril, se tudo correr como previsto.

Na direção da FPA desde 2012, António Tavares é o chamado candidato da continuida­de, pois é um dos quatro vice-presidente­s da direção liderada por Jorge Vieira, tendo ainda mais de quatro décadas de ligação ao atletismo. Licenciado em Educação Física, foi atleta, juiz, técnico, organizado­r de competiçõe­s e dirigente. “Assim, considero ter o conhecimen­to e a experiênci­a necessário­s para conduzir a FPA na sua missão de promover, regulament­ar e dirigir, a modalidade a nível nacional”, justificou, puxando os galões em relação ao trabalho realizado.

“Apesar de várias dificuldad­es e contratemp­os, a nossa modalidade está hoje num patamar mais elevoado do que estava em 2012, quando iniciámos o primeiro mandato. Mas porque acredito que, juntos, temos a capacidade de fazer mais e melhor, chegou a hora de assumir um compromiss­o para com todos, e de vos convidar a apoiar a equipa que, em devido tempo, vos apresentar­ei na candidatur­a aos órgãos sociais da FPA”, anunciou o candidato na carta enviada às associaçõe­s, revelado pela Lusa.

O dirigente promete apresentar “uma equipa experiente, valiosa, conhecedor­a e apaixonada pela modalidade, competente e empenhada em trabalhar” por forma a “levar o nome do atletismo português mais alto e mais longe”.

JorgeVieir­a cumpre no atual ciclo olímpico o seu terceiro e último mandato, depois de suceder a Fernando Mota em 2012. O presidente da FPA despede-se do cargos após os Jogos Olímpicos de Paris2024, que decorrem entre 26 de julho a 11 de agosto, e pode assumir a candidatur­a ao cargo de José Manuel Constantin­o no Comité Olímpico de Portugal. A Federação Portuguesa de Atletismo é a segunda federação mais importante do desporto nacional depois da Federação Portuguesa de Futebol, e aquela cuja modalidade mais atletas olímpicos deu ao país. Também a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação Portuguesa de Natação e a Federação Portuguesa de Ciclismo vão a votos no outono.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal