Diário de Notícias

O Macaco da Ribeira que virou mestre em Desporto

- N.F.

Fernando Augusto Silva Monteiro Madureira, 48 anos, conhecido por Macaco, nasceu na Ribeira, no Porto, e é há cerca de 30 anos o líder da claque Super Dragões. O maior clube da cidade é a paixão, assim como o futebol. Chegou a ser jogador, mas não passou de clubes modestos, caso do Canelas. Nos últimos anos viu o seu nome envolvido em várias polémicas, de cenas de pancadaria a episódios de intimidaçã­o e delitos mais graves, que o levaram muitas vezes a ter de prestar contas à Justiça. Foi sempre protegido pela cúpula portista, ele que é muito próximo de Pinto da Costa. “Para derrubarem o Rei, têm de passar por cima de nós! Super Dragões”, escreveu recentemen­te nas suas redes sociais.

Só já adulto decidiu tirar um curso superior: licenciou-se em Gestão do Desporto com 16 valores no Instituto Universitá­rio da Maia e em 2016 atingiu o grau de mestre com o projeto Bancada Total: uma inovação ao serviço do clube, com nota final de 17 valores.

Uma das suspeitas que sempre lhe apontaram foram os sinais exteriores de riqueza. “Tenho uma vida de luxo, mas não ganho nem declaro o ordenado mínimo. Declaro às Finanças um rendimento anual de cerca de 60 mil euros… Por isso, para a vida de luxo que levo dá perfeitame­nte. Também é verdade que nós, portuguese­s, gostamos de viver acima das nossas capacidade­s”, disse há uns ao Correio da Manhã. Na mesma entrevista, contou que tinha uma sociedade com o sogro, uma guest house e um restaurant­e na Batalha, Porto, além de, na altura, explorar prédios de Alojamento Local. No total, ainda segundo uma notícia do CM, da sua lista de bens fazem parte três casas, um terreno para construção, lugares de estacionam­ento, uma loja e um armazém, no Porto e em Vila Nova de Gaia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal