Diário de Notícias

Eleições. Líderes nacionais nos Açores

-

Como aconteceu nas eleições madeirense­s de setembro de 2023, Luís Montenegro passará o próximo domingo nos Açores, em Ponta Delgada, acompanhan­do localmente a evolução dos resultados eleitorais, ao lado do líder regional dos sociais-democratas açorianos, José Manuel Bolieiro.

Amanhã, Montenegro terminará a última edição da iniciativa Sentir Portugal no arquipélag­o com uma deslocação às ilhas das Flores e do Corvo, que teve de adiar em meados de janeiro devido a condições meteorológ­icas adversas.

Hoje e amanhã também estará no arquipélag­o (em São Miguel) o líder do PS, Pedro Nuno Santos, a ajudar a campanha de Vasco Cordeiro, presidente dos socialista­s açorianos.

Ontem Pedro Nuno esteve em Bruxelas, onde se encontrou com António Costa. “O almoço foi confirmado entre nós – são dois camaradas que vão almoçar. A passagem do testemunho já foi feita no congresso do partido (...), mas obviamente que somos camaradas e continuare­mos a trabalhar em conjunto”, declarou. Quanto a eventuais futuros voos europeus do seu antecessor, Pedro Nuno Santos declarou que “António Costa será aquilo que desejar e terá o apoio do PS”.

André Ventura, líder do Chega, também anda em campanha há alguns dias nos Açores, regressand­o sábado a Lisboa. No arquipélag­o, ao contrário do que acontece no continente, o PSD não recusa a perspetiva de entendimen­tos com o Chega – aliás já os teve na legislatur­a regional que agora está a terminar.

Rui Tavares, porta-voz do Livre, também esteve ontem em campanha em São Miguel – o seu partido procura chegar pela primeira vez ao Parlamento açoriano.

As eleições regionais estão marcadas para domingo. Concorrem onze formações – três coligações e oito partidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal