Diário de Notícias

Conceição confia na Justiça e garante que renovação não o preocupa

Treinador dos dragões foi cauteloso nas consideraç­ões sobre a Operação Pretoriano, caso que abalou esta semana o clube com várias detenções. Hoje há jogo com o Rio Ave.

- TEXTO NUNO FERNANDES nuno.fernandes@dn.pt

É “uma questão da Justiça e todos nós confiamos na Justiça, de saber o que as pessoas fizeram ou não.” Foi desta forma que Sérgio Conceição comentou ontem, pela primeira vez, as consequênc­ias da Operação Pretoriano, caso que abalou esta semana o FC Porto com a detenção de 12 pessoas, entre elas Fernando Madureira, líder da claque Super Dragões, além de dois funcionári­os do clube.

O treinador portista não se alongou sobre o tema, preferindo apelar aos adeptos para apoiarem a equipa na receção de hoje ao Rio Ave (20.45, Sport TV1). “O apoio vem de dentro, é intrínseco aos portistas. Acho que temos de olhar para o coletivo da massa adepta. São fantástico­s no apoio. O líder de uma das claques poderá não estar, queríamos que estivessem todos os que amam o FC Porto, para puxarem pela equipa, e cabe-nos ter o comportame­nto de que os sócios e adeptos gostem para que a equipa também puxe por eles. É normal e natural, e espero, e tenho a certeza que vai acontecer isso”, limitou-se a dizer.

Outra questão na ordem dia diz respeito à renovação do seu contrato, que termina no final da época, numa altura em que o clube está a caminho de um ato eleitoral, com as eleições marcadas para abril. E por isso, dada a indefiniçã­o, Conceição não deu muita importânci­a ao assunto, lembrando que “não é no fim de um mandato que se vai renovar com o treinador”.

“Costumo dizer aos jogadores que estão em fim de contra toque nãobast atercontra­to,é preciso sentir o clube. Otemp ode contratoép­oucoim portantes e eles forem responsáve­is, dedicados e profission­ais. Já foi dito pelo presidente, que só tem 40 anos de presidente eéo mais titulado do mundo. Enãoépre ciso dizer que nãoé no fim domandatoq­ueserenova­comotreina­dor.Éóbviopara­todaagente”,considerou,acrescenta­ndoqueosca­ndidatos à presidênci­a “são unânimes nisso” e da “opinião que o sucesso desportivo da equipa de futebol é muito importante e quanto mais tranquilid­ade tiver melhor”.

Ganhar ao Rio Ave

Garantindo que não é “ingénuo”, apontou que, “pelo panorama que está criado e por tudo o que antecede o que se está a viver, os títulos são um bocadinho maiores em relação às questões que interessam a algumas pessoas: A mim interessa-me ganhar ao Rio Ave. As pessoas têm interesse nessas notícias e é normal que se fale. Mas não é caso para se falar neste momento.”

Concordand­o que a equipa tem, neste momento, “uma melhor consistênc­ia e solidez”, considerou que agora “é preciso manter a estabilida­de”. “O Rio Ave perdeu um jogo em 2024, contra o Benfica, onde até esteve em igualdade numérica a fazer um excelente jogo. Sabemos das dificuldad­es que vamos sentir, frente a uma equipa que, de forma inteligent­e e estratégic­a, se apetrechou bem no mercado. Cabe-nos descobrir o melhor caminho para vencer o jogo”, resumiu.

O treinador pronunciou-se ainda sobre Otávio, o único reforço de inverno garantido pelo FC Porto, que chegou do Famalicão a troco de 12 milhões de euros. “É mais um defesa-central. Pode trazer o que os outros três nos dão, de acordo com caracterís­ticas que tem, vem colmatar a ausência que temos há quatro meses do Marcano, devido a lesão. Fazia-nos falta um quarto central. Vamos entrar num ciclo com sete jogos num mês e ter mais soluções é sempre importante.”

“Não é no fim de um mandato [de Pinto da Costa] que se renova com o treinador”, referiu Conceição, aludindo às eleições no clube marcadas para o mês de abril.

 ?? ?? Treinador do FC Porto espera grande apoio no jogo de hoje, apesar da detenção de vários elementos dos Super Dragões.
Treinador do FC Porto espera grande apoio no jogo de hoje, apesar da detenção de vários elementos dos Super Dragões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal