Diário de Notícias

Nigéria de José Peseiro acaba com sonho angolano

Angola perdeu por 1-0 e foi eliminada nos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas. Cabo Verde e África do Sul decidem hoje quem será o adversário dos nigerianos.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA isaura.almeida@dn.pt *Com LUSA

ANigéria, orientada por José Peseiro, venceu ontem Angola, treinada por Pedro Gonçalves, e apurou-se para as meias-finais da Taça das Nações Africanas (CAN). Num duelo entre técnicos portuguese­s, acabou por ser Peseiro a levar a melhor, por 1-0, graças a um golo de Ademola Lookman.

Os angolanos desperdiça­ram algumas oportunida­des de golo numa primeira parte com pouca intensidad­e, mas viram os nigerianos inaugurare­m o marcador, aos 41 minutos, através de Lookman, avançado dos italianos da Atalanta. Moses Simon driblou o carrinho de Kialonda Gaspar, central do Estrela da Amadora, e serviu Ademola Lookman que, no coração da área, bateu António Dominique. Angola teve depois a sua grande oportunida­de para empatar aos 58 minutos, quando Zini Salvador, isolado perante o guarda-redes, acertou no poste.

O avançado Victor Osimhen, estrela do Nápoles, ainda marcou mais um golo para os nigerianos, mas o lance foi anulado pelo videoárbit­ro por fora de jogo mantendo a esperança dos Palancas Negras, que tiveram dois cantos a fechar o jogo, mas não conseguira­m ser felizes.

José Peseiro foi desta forma o português que seguiu para as meias finais. O selecionad­or da Nigéria é um estudioso do futebol com percurso académico, entre licenciatu­ra em Educação Física e mestrado em Desporto. Teve Carlos Queiroz como professor e referência, mas há muito que caminha em nome próprio.

Tem no currículo uma final da Taça UEFA, em 2005, perdida pelo Sporting, diante do CSKA Moscovo (3-1) como marco mais negativo da carreira, além da final da Taça de Portugal de 2016 perdida ao serviço do FC Porto, no desempate por penáltis, frente ao Sporting de Braga. A conquista da Taça da Liga 2013 pelos bracarense­s (1-0, diante do FC Porto) é a única conquista em quase 30 anos ligado ao futebol.

Pela terceira vez nos quartos-de-final da mais importante competição de seleções de África, Angola viu terminado o sonho aos pés de Lookman, num encontro disputado em Abidjan, na Costa do Marfim. Nas meias-finais, a Nigéria, campeã africana em 1980, 1994 e 2013, vai defrontar o vencedor do encontro de hoje (20.00 horas, SportTV ) entre Cabo Verde e a África do Sul.

Cabo Verde “sem medo”

O selecionad­or Pedro Brito Bubista prometeu ontem que Cabo Verde estará “ao melhor nível” para vencer os sul-africanos e, dessa forma, chegar às meias-finais. “Não temos medo. Acho que já temos experiênci­a suficiente para saber que não vai passar de um jogo”, afirmou o treinador na conferênci­a de imprensa de antevisão da partida dos quartos-de-final.

Bubista disse ainda que a África do Sul é uma “boa equipa”, com um treinador “bastante experiente” e com muitos jogadores que jogam juntos na mesma equipa, pelo que os Tubarões Azuis vão ter de estar no seu “melhor nível” para vencer o jogo. Após eliminar a Mauritânia dos oitavos-de-final, Cabo Verde chegou pela segunda vez aos quartos de uma CAN, mas quer mais.

Nas meias-finais, a Nigéria, campeã africana em 1980, 1994 e 2013, vai defrontar o vencedor do encontro de hoje entre Cabo Verde e a África do Sul.

 ?? ?? A festa nigeriana contrasta com a tristeza dos jogadores de Angola.
A festa nigeriana contrasta com a tristeza dos jogadores de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal