Diário de Notícias

No Nevada é a primária de Haley vs. o caucus de Trump

-

No momento de escolher o candidato às presidenci­ais, alguns estados americanos têm primárias outros organizam caucus.O Nevada tem ambos. E nenhum dos dois deverá afetar verdadeira­mente o resultado da corrida republican­a.

Hoje é a vez de o estado organizar umas primárias republican­as em que apenas a ex-governador­a da Carolina do Sul Nikky Haley terá o nome no boletim. Dois dias depois, na quinta-feira, caberá aos eleitores republican­os do estado escolher entre Donald Trump e um muito desconheci­do Ryan Binkley no caucus. As primárias são organizada­s pelo estado, o caucus pelo Partido Republican­o do Nevada. Mas só quem vencer o segundo irá contar com os delegados atribuídos a este estado quando chegar a Convenção Republican­a – marcada para julho em Milwaukee – que vai confirmar o nome do nomeado do partido para as presidenci­ais de 5 de novembro.

Mas como é que se chegou a esta confusão? Tudo começou com um desacordo entre os republican­os e os democratas do Nevada. Em 2021, os democratas estaduais decidiram optar por realizar primárias em vez de caucus – que exigem muito mais dos eleitores, obrigados a deslocar-se num certo dia, a uma certa hora até estas assembleia­s populares, onde, só depois de longos discursos, podem dar o seu voto a um dos candidatos. Mas os republican­os não concordara­m e decidiram manter os caucus, em paralelo com as primárias.

Mais, o Partido Republican­o determinou que quem tiver o nome nas primárias não pode ir também a votos no caucus.

Em outubro, Nikki Haley optou pelas primárias, tal como outros candidatos – do ex-vice-presidente Mike Pence ao senador Tim Scott. Mas todos desistiram menos Haley, deixando apenas aos eleitores a hipótese de votar “nenhum deles”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal