Diário de Notícias

CRONOLOGIA

-

7 outubro 2023

Militantes do Hamas entram em Israel, matando 1200 pessoas e levando 240 para a Faixa de Gaza, segundo o balanço israelita. Benjamin Netanyahu declara guerra ao Hamas e dá início aos bombardeam­entos. Já morreram quase 28 mil palestinia­nos desde então.

13 outubro

Israel avisa os residentes da cidade de Gaza, onde viviam um milhão de pessoas (num total de 2,3 em todo o enclave) para fugirem mais para sul.

18 outubro

Presidente dos EUA, Joe Biden, visita Israel, reiterando o direito de este se defender, mas pedindo também aos israelitas que não se deixem cegar pela sua raiva.

21 outubro

Ajuda humanitári­a volta a entrar em Gaza via Egito, através de Rafah.

27 outubro

Após várias incursões, Israel lança a ofensiva terrestre.

1 novembro

Estrangeir­os começam a sair do enclave junto com os feridos mais graves. No total, sete mil pessoas saem via a fronteira de Rafah.

21 novembro

Israel e o Hamas anunciam a primeira trégua: param os combates por quatro dias em troca das mulheres e crianças reféns em Gaza, por mulheres e crianças presas em Israel. O cessar-fogo seria alargado a uma semana, possibilit­ando a libertação de 105 reféns e de 240 presos palestinia­nos.

4 dezembro

Dias após o fim da trégua, Israel começa ataque terrestre a Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, obrigando os deslocados a ir ainda mais para sul.

12 dezembro

Biden alerta para os “ataques indiscrimi­nados” contra Gaza e o impacto que isso está a ter na imagem de Israel.

15 dezembro

Forças israelitas matam, por engano, três reféns em Gaza.

1 janeiro 2024

Israel indica que vai começar a retirar algumas forças de Gaza, dando início à próxima fase da guerra.

11 janeiro

Tribunal Internacio­nal de Justiça ouve argumentos do caso em que a África do Sul acusa Israel de genocídio contra os palestinia­nos.

18 janeiro

Netanyahu avisa a Casa Branca de que não aceitará a criação de um Estado palestinia­no.

22 janeiro

24 soldados israelitas morrem na Faixa de Gaza, em dois incidentes diferentes, naquele que foi o dia mais mortífero para as tropas israelitas.

26 janeiro

O Tribunal Penal Internacio­nal ordena a Israel que faça todo o possível para evitar as mortes de civis em Gaza, mas não pede o fim da operação militar.

29 janeiro

Numa reunião em Paris, com oficiais dos EUA, Qatar e Egito, Israel aceita as bases de um acordo para uma troca de reféns.

6 fevereiro

Israel confirma que 32 dos 136 reféns estão mortos em Gaza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal