Diário de Notícias

Macron e Zelensky discutem apoios

-

Os presidente­s francês, Emmanuel Macron, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutiram ontem o apoio internacio­nal a Kiev para combater a invasão russa e o andamento das negociaçõe­s sobre um acordo bilateral de segurança.

Segundo um comunicado do Palácio do Eliseu, Macron sublinhou ao seu homólogo ucraniano a determinaç­ão de França em manter “todo o apoio necessário, ao longo do tempo e com todos os seus parceiros”. Os dois debateram ainda os progressos da coligação “Artilharia para a Ucrânia”, composta por cerca de 50 países e da qual a França assumiu a liderança a 18 de janeiro, mas também o acordo bilateral de segurança que os dois países “tencionam concluir em breve”, segundo o Eliseu.

Volodymyr Zelensky, por seu turno, publicou na rede social X que ele e Macron coordenara­m “os próximos acontecime­ntos”, mas sem dar mais pormenores. “Discutimos a situação na linha da frente e as necessidad­es de defesa da Ucrânia, que incluem drones, artilharia e munições, equipament­o de guerra eletrónica e sistemas de defesa aérea, desde os portáteis até aos de longo alcance”, escreveu.

O ucraniano sublinhou que os acordos bilaterais de segurança que o seu país assinou ou está a negociar com vários países europeus “motivam a sociedade e os combatente­s ucranianos e enviam um sinal forte à Rússia sobre o apoio inabalável da Europa à Ucrânia”.

Esta conversa teve lugar horas depois de sete pessoas, incluindo três crianças, terem morrido num ataque de drones russos a uma estação de serviço em Kharkiv, no leste da Ucrânia, de acordo com o governador da região, Oleg Sinegoubov.

O incêndio causado pelo ataque alastrou-se a 14 casas e levou à retirada de cerca de 50 pessoas, disse o presidente da Câmara da cidade, Igor Terekhov.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal