Diário de Notícias

Insultos racistas contra jogador pararam jogo da I Liga

Chiquinho queixou-se, o árbitro parou o jogo e a PSP identifico­u adepto. Liga, Sindicato e Famalicão repudiaram e Farense demarcou-se do incidente.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Ojogo da 21.ª jornada da I Liga entre o Farense e o Famalicão, que terminou empatado (1-1), esteve ontem interrompi­do entre os 80 e os 84 minutos, depois do famalicens­e Chiquinho se queixar de insultos racistas vindos da bancada do Estádio São Luís. A PSP identifico­u um adepto afeto ao emblema algarvio e o speaker apelou à contenção, mas o caso rapidament­e mereceu o repúdio de vários quadrantes, com a Liga Portugal a pedir “punição exemplar” para o agressor, a quem acusou de colocar “em causa a essência inclusiva e agregadora do futebol”, onde não “há espaço para o racismo”.

“Não há lugar para o racismo nem xenofobia, nem no futebol, nem na sociedade”, reagiu também o Famalicão, em comunicado, já depois de o treinador, João Pedro Sousa, revelar que “Chiquinho ficou um pouco alterado”. O técnico mostrou-se agastado, não só pelo incidente de ontem, mas também com as cenas de violência, na jornada passada, antes do jogo (adiado) frente ao Sporting devido à falta de policiamen­to: “Não me admira, olhando para as bancadas, as assistênci­as ridículas. Isto tem de mudar. Quem gere uma liga profission­al tem de tomar atitudes com outra força. Se queremos evoluir, temos de melhorar.”

Já o treinador do Farense foi cauteloso nos comentário­s ao “burburinho” e remeteu para mais tarde declaraçõe­s sobre isso, mas, em comunicado, o Farense demarcou-se “de qualquer comportame­nto menos próprio que possa ter ocorrido”, defendendo a honra de um emblema que se pauta “pela defesa e valorizaçã­o dos mais elevados princípios de humanismo, civismo e não discrimina­ção”. O clube mostrou-se disponível para colaborar com as autoridade­s “para apurar o que realmente se passou”.

Já o Sindicato de Jogadores manifestou total solidaried­ade com o jogador e pediu “tolerância zero” com racistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal