Diário de Notícias

‘Dé’ recebido em festa para o ataque leonino

- TEXTO MANUEL CATARINO

Amanhã invernosa de chuva agreste anunciava um mau presságio – e o agouro confirmou-se mesmo no final da época . O brasileiro ‘Dé’, atacante contratado ao Vasco da Gama, foi recebido em festa, no aeroporto de Lisboa, faz hoje 50 anos, mas acabou por não cumprir o contrato: foi de férias para o Brasil e já não quis regressar, incompatib­ilizado com o treinador Armando Ferreira e o adjunto Osvaldo Silva.

A aerogare da Portela explodia em alegre algazarra ao ritmo contagiant­e de uma escola de samba contratada pela direção do Sporting. Passageiro­s interrogav­am-se sobre as razões de tanto entusiasmo. Tratava-se da chegada do jogador Domingos Elias Alves Pedra ‘Dé’ – contratado ao Vasco da Gama. A linha avançada do Sporting estava bem preenchida – Marinho, Yazalde, Dinis – e ‘Dé’ seria mais um. Problema: fazia tempo que Domingos não jogava.

“Há cerca de dois meses que não jogo futebol, mas não tenho descurado a minha preparação e dentro de umas semanas estarei em condições de chutar na bola como deve ser”, disse ao repórter do DN.

‘Dé’ sabia que a concorrênc­ia era forte na linha atacante do Sporting. Teria que se aplicar e suar para conseguir o seu lugar ao sol. Mas isso não o incomodava. Jogaria em qualquer posição que o treinador o colocasse: “Não tenho um lugar favorito. Serão todos aqueles em que o técnico me colocar. Não venho para conquistar determinad­o lugar e até sei que não seria nada fácil arranjar uma posição no ataque da minha nova equipa. Sempre me adaptei bem no centro do ataque descaindo um pouco para a esquerda. Hoje em dia no Brasil os defesas jogam muitos fechados e os avançados têm necessidad­e de procurar as extremidad­es do campo para conseguire­m fugir a essa barreira.”

‘Dé’ foi conquistan­do o seu espaço e teve um papel ativo na “dobradinha” que o Sporting , treinado por Mário Lino, conseguirá nessa época. Na temporada que se seguiu, assumiu-se como titular indiscutív­el – até que em Dezembro de 1974 resolveu regressar ao Brasil. Mário Lino, entretanto, abandonou o clube e foi substituíd­o por Armando Ferreira e Osvaldo Silva. O promissor reforço do Sporting, incompatib­ilizado com os treinadore­s, recusou-se a regressar a Alvalade.

 ?? ?? ‘MILAGRE’ Um menino de quatro anos que caiu a um rio gelado da Noruega esteve com o coração parado durante 40 minutos, mas os médicos do hospital de Akershu, nos arredores de Oslo, conseguira­m restitui-lo à vida e sem sequelas.
‘MILAGRE’ Um menino de quatro anos que caiu a um rio gelado da Noruega esteve com o coração parado durante 40 minutos, mas os médicos do hospital de Akershu, nos arredores de Oslo, conseguira­m restitui-lo à vida e sem sequelas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal