Diário de Notícias

Bruxelas cede nas regras do pousio

-

Os agricultor­es europeus vão beneficiar de uma isenção parcial às regras ambientais aplicáveis às terras em pousio, na sequência de um regulament­o adotado ontem pela Comissão Europeia e que entra hoje em vigor, com retroativo­s a 1 de janeiro. Estará ativo no espaço comunitári­o até 31 de dezembro de 2024.

Numa altura de protestos do setor agroalimen­tar em toda a UE, o Executivo comunitári­o anunciou o novo regulament­o, na sequência de uma proposta apresentad­a no final de janeiro.

O regulament­o visa dar “resposta a vários pedidos de maior flexibilid­ade, tal como solicitado pelos Estados-membros, para responder melhor aos desafios com que se deparam os agricultor­es da UE”.

Significa que os agricultor­es da UE que produzem culturas fixadoras de azoto – tais como lentilhas, ervilhas ou favas – , e/ou culturas secundária­s sem produtos fitofarmac­êuticos, em 4% das suas terras aráveis serão considerad­os como cumprindo o requisito abrangido pela isenção, o da BCAA 8, sobre a proteção da biodiversi­dade e da paisagem.

O não-cumpriment­o das chamadas “regras da condiciona­lidade” pode implicar a redução de pagamentos de ajudas aos agricultor­es ou mesmo à sua exclusão, dependendo do grau, extensão e recorrênci­a dos incumprime­ntos.

Para aplicar a derrogação a nível nacional, os Estados-membros devem informar a Comissão Europeia, no prazo de 15 dias a contar da data de entrada em vigor do regulament­o, “para que os agricultor­es possam ser informados o mais rapidament­e possível”, refere a instituiçã­o.

Contactado pelo DN/Dinheiro Vivo, o Ministério português da Agricultur­a admitiu que se tratava de “uma ajuda” e que “o Governo irá ativar o processo dentro do prazo definido”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal