Diário de Notícias

Pior FC Porto só há 10 anos e Conceição aproxima-se do seu registo mais fraco

São 18 pontos perdidos em 21 jornadas, mais do quem em toda a época passada. É preciso recuar até 2013-14 para encontrar um registo pior. Máximo de pontos perdidos pelo treinador numa época inteira foram 22 em 2020-21.

- TEXTO NUNO FERNANDES

OFC Porto está em crise e a atual distância para os rivais e a pontuação diz tudo: os dragões já perderam mais pontos esta época do que em toda a temporada passada (18 contra 17), isto numa altura em que ainda faltam disputar 13 jornadas para o final do campeonato. Em termos globais, pior só na temporada 2013-14, ou seja, há dez anos, se compararmo­s os pontos à passagem da 21.º jornada.

A derrota em Arouca (3-2), na segunda-feira, fez soar definitiva­mente os alarmes, deixando os dragões a sete pontos de Benfica e Sporting, sendo que os leões têm menos um jogo disputado. O capitão Pepe admitiu, no final da partida, que “obviamente que o título já é muito complicado” e a equipa foi recebida com insultos da parte de cerca de 50 adeptos quando regressou ao Estádio do Dragão.

Esta temporada o FC Porto já somou quatro derrotas (Benfica, Estoril, Sporting e Arouca) e três empates (Arouca, Boavista e Rio Ave) em 21 jogos do campeonato, somando 45 pontos. Um número igual ao da época 2020-21, embora nessa altura fossem seis empates e duas derrotas e tivessem mais golos marcados.

Para encontrar um pior registo é preciso recuar 10 anos, época 2013-14, quando à passagem da 21.ª jornada o FC Porto somava apenas 43 pontos, com quatro derrotas e quatro empates. Foi uma temporada atípica, com o clube a mudar de treinador (Luís Castro sucedeu a Paulo Ferreira) e a terminar o campeonato na 3.ª posição, a nove pontos do campeão Benfica.

Voltando a este ano, e com a questão do título muito complicada, resta aos dragões tentarem ir o mais longe possível na Champions (disputam à passagem aos quartos-de-final com o Arsenal a partir da próxima semana) e lutarem pela conquista da Taça de Portugal, onde estão nos quartos-de-final e à espera do desfecho da eliminatór­ia com o Santa Clara (jogo foi adiado devido ao mau tempo) para saber ser passam às meias-finais. Na Taça da Liga, recorde-se, foram afastados ainda na fase de grupos.

Sérgio Conceição, que cumpre a

sua sétima temporada no Dragão, trabalha neste momento num contexto complicado, com eleições marcadas para abril e que serão provavelme­nte as mais renhidas de sempre, com um frente-a-frente entre Pinto da Costa e Villas-Boas. E depois também viu o clube ser apanhado no meio da Operação Pretoriano, que levou à detenção de vários elementos da claque Super Dragões, incluindo o líder Fernando Madureira.

Fonte próxima do treinador disse ao DN que estes casos não são desculpa para o mau momento da equipa, mas que Conceição, apesar de tudo fazer para blindar o balneário, sente que os jogadores não estão a passar ao lado destas questões, que extravasam o plano meramente desportivo. Além disso, o mercado de transferên­cias de janeiro também não foi muito simpático para Conceição, que viu apenas chegar um reforço, o defesa-central Otávio, contratado ao Famalicão – foi o clube dos três grandes que menos reforços recebeu.

Esta época, aliás, arrisca-se a ser

a pior de sempre com Sérgio Conceição no comando em termos de I Liga. Até ao momento, a equipa já deixou escapar 18 pontos quando estão ainda por disputar 13 jornadas. O máximo de pontos desperdiça­dos, mas já contas feitas ao fi

nal do campeonato, foram 22 na temporada 2020-21 e 20 em 2019-20. O melhor registo de Conceição no Dragão foi alcançado em 2021-22, temporada em que a equipa se sagrou Campeã Nacional com apenas uma derrota e quatro empates concedidos.

A cumprir a sétima época no comando dos dragões, apenas em duas Conceição terminou sem títulos, em 2018-19 e 2021-22. É este registo negativo que o treinador quer evitar, num ciclo que pode até chegar ao fim no final desta temporada. Está em final de contrato e à espera do desfecho do ato eleitoral de abril, mas mesmo que Pinto da Costa vença as eleições, não é líquido que Conceição (por sua iniciativa) continue.

Taremi adia testes no Inter

O avançado Mehdi Taremi, que regressou recentemen­te da Taça Asiática, onde esteve ao serviço da seleção do Irão, tinha inicialmen­te previsto deslocar-se hoje a Milão para realizar testes médicos e ultimar todos os pormenores do contrato com o Inter, mas a viagem foi

adiada para um momento mais oportuno.

A imprensa italiana chegou a dar como garantido que Taremi ia hoje realizar testes médicos – algo que pode fazer mesmo estando vinculado ao FC Porto, pois termina contrato no final da época. Mas segundo avançou ontem a Gazzetta dello Sport, a derrota do FC Porto em Arouca levou Conceição a marcar um treino para esta tarde, impedindo, assim, que Taremi viajasse. Algo, porém, que deverá acontecer em breve, provavelme­nte durante uma folga do FC Porto.

Taremi já chegou a acordo com o Inter Milão para ser reforço dos italianos na próxima temporada. O avançado de 31 anos está em final de contrato com o FC Porto e aceitou a proposta dos nerazzurri: um contrato válido até 2026, com mais uma épocadeopç­ão,comumsalár­ioanualna ordem dos cinco milhões de euros.

O avançado, que chegou ao FC Porto no verão de 2020, realizou até ao momento um total de 172 jogos e apontou 86 golos. Esta temporada tem apenas seis marcados.

 ?? ?? Pepe foi o rosto da desilusão após a derrota com o Arouca e admitiu que o título fica agora muito complicado.
Pepe foi o rosto da desilusão após a derrota com o Arouca e admitiu que o título fica agora muito complicado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal