Diário de Notícias

Putin prefere Biden por ser “mais previsível”

- S.S.

OPutin, presidente russo, Vladimir disse numa entrevista à televisão estatal que preferia Joe Biden a Donald Trump na Casa Branca. “Ele é mais experiente, uma pessoa mais previsível, um político da velha escola”, defendeu, quando questionad­o sobre qual dos dois candidatos seria melhor para a Rússia. Mas, acrescento­u, irá trabalhar com “qualquer líder dos EUA que conquistar a confiança do povo americano”.

Putin, dez anos mais novo do que Biden, saiu também em sua defesa em relação à polémica da idade. “Encontrei-me com Biden na Suíça, foi há três anos. Já naquela época diziam que ele era incompeten­te”, lembrou o presidente russo. “Não vi nada disso. Bom, sim, ele olhava para o seu papel, eu olhava para o meu. Nada fora do comum”, acrescento­u.

Mas o presidente russo também recordou um incidente em junho do ano passado “E se bateu a cabeça à saída de um helicópter­o, bom, quem é que não o fez? Não sou médico, não acho que tenha o direito de comentar isto”, afirmou, salientand­o que as questões sobre a saúde de Biden aparecem “quando a campanha eleitoral está a ganhar velocidade nos EUA e a enveredar por um caminho agressivo”.

A declaração de apoio a Biden é vista como uma provocação ou uma tentativa orquestrad­a de prejudicar o candidato democrata – afinal, o apoio de Putin não é propriamen­te uma vantagem para um candidato a presidente dos EUA. Ainda para mais um que lhe chamou, no passado, “um ditador assassino” ou um “bandido”. Pelo contrário, Trump apelidou-o, no passado, de “génio” e, recentemen­te, disse que “encorajari­a” a Rússia a atacar os países da NATO que não gastem 2% do PIB em Defesa. Um comentário que Biden considerou “perigoso e antiameric­ano”.

Em resposta ao apoio declarado de Putin a Biden, Trump considerou que o presidente russo o estava a elogiar. “Claro que ele diria isso”, afirmou num evento de campanha na madrugada de ontem. “Ele quer ter Biden porque lhe será dado tudo”, acrescento­u.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal