Diário de Notícias

A cinco dos 100. Sporting tem a segunda melhor média de golos da Europa

Nas 15 principais ligas europeias, só os alemães do Bayer Leverkusen apresentam um registo melhor. Contributo de Gyökeres tem sido decisivo, com o avançado sueco a somar um total de 28 golos em todas as competiçõe­s.

- nuno.fernandes@dn.pt TEXTO NUNO FERNANDES

São 95 golos em 34 jogos em todas as competiçõe­s oficiais, o que dá uma média de 2,79 por desafio. Nas 15 principais ligas europeias, só uma equipa bate o registo do Sporting: o Bayer Leverkusen, atual líder da Liga Alemã, com um média de três por jogo.

A equipa de Rúben Amorim está uma verdadeira máquina de marcar golos e já vai no quarto jogo consecutiv­o a vencer e a marcar três ou mais (8-0 ao Casa Pia, 3-0 à UD Leiria, 5-0 ao Sp. Braga e 3-1 ao Young Boys). E quando ainda estamos a meio de fevereiro, longe de terminar a época, o Sporting está apenas a cinco de atingir a centena.

Na I Liga, os leões são a equipa mais concretiza­dora da prova, com 58 golos (curiosamen­te o mesmo número de todo o campeonato da época passada). Melhor registo à 20.ª jornada (estamos na 21.ª, mas o Sporting tem um jogo com o Famalicão em atraso) só o Benfica versão 1975-76, treinado por MárioWilso­n, que à mesma ronda tinha 60.

Como curiosidad­e, refira-se que nos anos dos últimos títulos, o Sporting registava menos golos marcados à passagem da ronda 20 – em 1999/2000 tinha 37; em 2001/ 2002 eram 49 e em 2020/2021, já com Rúben Amorim como treinador, foram 42, números bem abaixo dos atuais.

A continuar assim, com pontaria afinada, pode até dar-se o caso de o Sporting de Amorim bater o recorde de golos numa só época. O melhor registo de sempre foi alcançado na época 1946-47, com 123. Mas é preciso ter em conta que foram todos apontados no campeonato e em apenas 26 jornadas, com uma impression­ante média de 4,7 por jogo.

Neste século, o melhor registo de golos dos leões foi alcançado na temporada 2018-19, com um total de 113 marcados em 55 desafios. Curiosamen­te numa época em que o clube terminou a I Liga na terceira posição e teve três treinadore­s: Marcel Keizer, José Peseiro e Tiago Fernandes.

Comparando com os principais rivais esta época, Benfica e FC Porto, os números do Sporting ganham ainda maior projeção. As águias têm 75 golos faturados em todas as provas, num total de 36 jogos, o que dá uma média de 2,08 por jogo. E os dragões apenas 63 em 33 desafios (média de 1,09).

A importânci­a de Gyökeres

Um dos grandes responsáve­is por esta melhoria na finalizaçã­o éViktor Gyökeres, avançado sueco que está a justificar todos os euros que o Sporting investiu na sua contrataçã­o (26M), que leva atualmente 28 golos marcados (16 na I Liga, cinco na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga), somando ainda 11 assistênci­as. O segundo melhor marcador é Paulinho, com 13, seguido de Pedro Gonçalves, com 12.

O avançado sueco, que lidera atualmente a lista dos melhores marcadores da I Liga com 16 golos, está assim na corrida pelo título de artilheiro do campeonato. A última vez que um jogador do Sporting foi coroado remonta à época 2020-21, quando Pedro Gonçalves terminou com 23 golos.

Os leões foram afastados da Taça da Liga pelo Sp. Braga nas meias-finais, mas mantêm-se em três provas. No campeonato estão em igualdade pontual com o Benfica na liderança, na Liga Europa bem lançados rumo aos oitavos-de-final e na Taça de Portugal vão discutir com o Benfica quem vai à final.

Nas 15 maiores ligas europeias, de acordo com o ranking da UEFA, os leões só são batidos pelo Bayer Leverkusen. A equipa alemã treinada pelo espanhol Xabi Alonso tem sido o grande destaque da Bundesliga, que lidera o campeonato à frente do crónico Campeão Bayern Munique. Tem 93 golos apontados em todas as competiçõe­s num total de 31 jogos, o que dá uma média de três por desafio. E com um curiosidad­e: o defesa Grimaldo, ex-Benfica, é o segundo melhor marcador com 10 golos, atrás de Boniface (16).

Imediatame­nte atrás do Sporting, neste ranking das equipas com melhor média de golos, surge o PSV Eindhoven, dos Países Baixos.

O clube com mais golos apontados nas 15 ligas mais poderosas da Europa é o Fenerbahçe com 107. Mas a equipa que lidera o Campeonato Turco tem já 39 jogos disputados, e por isso uma média de 2,74, ligeiramen­te abaixo do Sporting. Refira-se que 21 dos golos foram apontados por Edin Dzeko, internacio­nal bósnio de 37 anos, que chegou no início da época a Istambul oriundo do Inter Milão.

Neste século, o melhor registo de golos do Sporting numa época foram os 113 em 2018-19. Um número que será facilmente ultrapassa­do.

 ?? ?? Avançado sueco tem contribuíd­o (e de que maneira) para uma das épocas mais goleadoras do Sporting.
Avançado sueco tem contribuíd­o (e de que maneira) para uma das épocas mais goleadoras do Sporting.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal