Diário de Notícias

Diogo Ribeiro bate recorde nacional e sonha com o Ouro

O português conseguiu o melhor tempo nas meias-finais dos 100 metros mariposa. Esta tarde vai lutar por novo título Mundial.

- TEXTO CARLOS NOGUEIRA carlos.nogueira@dn.pt

Diogo Ribeiro vai hoje, a partir das 16.42, tentar conquistar a segunda medalha nos Mundiais de Desportos Aquáticos que decorrem em Doha, no Qatar, depois de na segunda-feira se ter sagrado Campeão do Mundo nos 50 metros mariposa.

O nadador português bateu ontem o Recorde Nacional dos 100 metros mariposa (que já era seu), com o tempo de 51,30 segundos, que lhe valeu a melhor marca das meias-finais, o que abre boas hipóteses de Diogo Ribeiro voltar a subir ao lugar mais alto do pódio em Doha. O atleta português foi três centésimos mais rápido que o polaco Jakub Majerski, enquanto o 3.º melhor tempo foi do austríaco Simon Bucher, que gastou mais nove segundos.

Já nas eliminatór­ias, realizadas ontem de manhã, o nadador nascido em Coimbra há 19 anos tinha conseguido o 5.º melhor tempo com 51.78 segundos, que acabaria por melhorar nas meias-finais disputadas à tarde.

Refira-se que em 2022, em Lima, no Peru, o nadador do Benfica venceu os títulos Mundiais de 50 e 100 metros mariposa, um feito que poderá repetir agora, mas nos Mundiais absolutos. Certo é que, desta vez, não repetirá no escalão maior o título alcançado em juniores nos 50 metros livres, uma vez que na passada quinta-feira não conseguiu o apuramento nas meias-finais, onde apenas fez o 11.º tempo.

Mas nem só de feitos se fez o dia de ontem dos nadadores portuguese­s. Isto porque, de manhã, Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento falharam o apuramento para as meias-finais dos 50 metros livres. A competir na mesma série, acabaram por ficar em 5.º e 7.º lugares, respetivam­ente, com os tempos de 22,14 segundos e 22,25.

Já Camila Rebelo ficou a apenas sete centésimos de garantir um lugar nas meias-finais de 200 metros costas, pelo que a nadadora do Louzan/Efapel ficou com o 18.º tempo das eliminatór­ias (2.13,33 minutos), quando se apuraram as primeiras 16 para a ronda seguinte. Por sua vez, Tamila Holub não foi além do 19.º tempo das eliminatór­ias dos 800 metros livres, gastando 8.45,94 minutos, um tempo insuficien­te para que a nadadora do Sporting de Braga conseguiss­e o acesso às meias-finais.

Para hoje, penúltimo dia de provas na piscina de Doha, estará em competição, durante a manhã, Ana Pinho Rodrigues, nadadora da Escola Desportiva de Viana, nos 50 metros bruços, onde vai tentar chegar às meias-finais, que se realizam à tarde, altura em quem Diogo Ribeiro terá a possibilid­ade de garantir o segundo título Mundial absoluto para para a natação portuguesa.

 ?? ?? Diogo Ribeiro Nadador português
Diogo Ribeiro Nadador português

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal