Diário de Notícias

Câmara quer menos carros na Alta de Coimbra

Hoje, dia do debate entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro, forças de segurança voltam a mobilizar-se para nova ação de protesto em Lisboa. Apontam todas as reivindica­ções ao novo Governo que sair das eleições.

- TEXTO ISABEL LARANJO

OTerreiro do Paço, a principal praça de Lisboa, é o local escolhido para uma nova manifestaç­ão de polícias, a terceira desde o início do ano, que tem lugar hoje a partir das 17.30. Apesar de o primeiro-ministro demissioná­rio, António Costa, ter enviado uma carta à plataforma das forças de segurança, que reúne os sindicatos da PSP e da GNR, afirmando não ter “legitimida­de para negociar ou decidir a matéria que tem vindo a ser reivindica­da por esta plataforma sindical”, os polícias e os militares da GNR não desarmam. E apontam agora todas as baterias ao novo Governo, que sairá das eleições do próximo dia 10 de março.

“A escolha desta data para a concentraç­ão tem o simbolismo de ser no mesmo dia do debate entre os dois principais candidatos a líder do novo Governo (ver páginas 6 e 7)”, observa Bruno Pereira, do Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia (SNOP) e porta-voz da plataforma. “Já tínhamos dito que não iríamos parar até haver novo Governo constituíd­o. Até porque é importante continuar a discutir e a vincular os agentes políticos a esta discussão, numa matéria que nunca tinha sido discutida como tem sido nas últimas semanas”, afirma este responsáve­l.

Um estudo prévio da Câmara de Coimbra para a requalific­ação urbana da Alta Universitá­ria da cidade prevê redução significat­iva do estacionam­ento na zona, reformulaç­ão da circulação automóvel e pedonaliza­ção da Rua Larga. O documento, que será hoje debatido e votado na reunião do Executivo, propõe uma grande alteração de filosofia na Alta Universitá­ria de Coimbra, tendo como objetivo retirar “o máximo de veículos” daquela zona, ao reduzir estacionam­ento, diminuir circulação automóvel e apostar na mobilidade suave”. A proposta abrange toda a zona do Polo I da Universida­de de Coimbra e estende-se até à Rotunda do Papa, antevendo já os efeitos que o Sistema de Mobilidade do Mondego terá na mobilidade no centro da cidade (o Metrobus terá paragem junto à Praça da República).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal