Diário de Notícias

Mulher de Navalny em reunião da UE

-

Os chefes da diplomacia da União Europeia (UE) vão receber hoje, na sua reunião em Bruxelas, a mulher do opositor russo Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, para enviar uma “forte mensagem de apoio”. O ativista anticorrup­ção, uma das principais vozes críticas do presidente russo, Vladimir Putin, morreu na sexta-feira numa prisão russa, com os seus aliados e o Ocidente a culparem o Kremlin.

“Na segunda-feira, darei as boas-vindas a Yulia Navalnaya no Conselho dos Negócios Estrangeir­os da UE”, anunciou o representa­nte da União para os Negócios Estrangeir­os e a Política de Segurança, Josep Borrell, numa mensagem na rede social X (antigo Twitter). De acordo com o chefe da diplomacia, “os ministros da UE enviarão uma forte mensagem de apoio aos combatente­s da liberdade na Rússia e honrarão a memória de Alexei Navalny”.

A mulher do opositor russo, que ontem publicou uma foto de ambos nas redes sociais com as palavras “Amo-te”, será também recebida pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

A família de Navalny não teve ainda acesso ao seu corpo, que segundo o Novaya Gazeta Europe terá sido levado para a morgue do hospital de Salekhard – depois de inicialmen­te ter sido levado para outra localidade. Segundo a mesma fonte, o jornal russo publicado no exterior após o Kremlin ter ordenado a sua suspensão na Rússia, a autópsia ainda não terá sido feita.

As autoridade­s russas indicaram que Navalny tinha morrido de repente, após sentir-se mal numa caminhada, tendo sido tentada a reanimação. O paramédico que falou com o jornal disse que o corpo tinha hematomas e sinais da tentativa de reanimação após uma paragem cardíaca.

Pelo menos 400 pessoas foram entretanto detidas nas várias homenagens ao opositor russo em mais de uma dúzia de cidades da Rússia – 200 delas só em São Petersburg­o, segundo o grupo de defesa dos Direitos Humanos OVD-info. Presentes a tribunal, estão a ser condenados a penas de dois a 12 dias de prisão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal