Diário de Notícias

Futebol alemão chora a morte de Brehme, herói do título Mundial de 1990

O marcador do golo da vitória frente à Argentina morreu de paragem cardíaca aos 63 anos.

- CARLOS NOGUEIRA

Andreas Brehme é um dos nomes mais icónicos do futebol alemão ou não tivesse sido ele o herói da conquista do título Mundial de 1990, em Itália. O antigo futebolist­a morreu ontem aos 63 anos devido a uma paragem cardíaca, deixando o futebol alemão em choque.

Exímio marcador de bolas paradas, Brehme acabou por assumir, com coragem, a responsabi­lidade de bater o penálti que podia ser decisivo, aos 85 minutos da final do Mundial de 1990, frente à Argentina. Pela frente estava o guarda-redes Sergio Goycoechea, um especialis­ta a defender grandes penalidade­s – tinha-o provado nos quartos-de-final com a Jugoslávia e nas meias-finais com Itália.

Talvez por isso, Lothar Matthäus, a estrela da seleção alemã, se tenha recusado bater o penálti, tal como estava estipulado pelo sele cio na dor Franz Beckenbaue­r. Brehme aceitou o desafio, chutou de pé esquerdo e deixou Diego Maradona em lágrimas, vingando a final de 1986, quando os argentinos levantaram o troféu.

Brehme foi, afinal, uma das estrelas de uma geração de ouro de uma Alemanha que desfilou pelas grandes competiçõe­s nos Anos de 1980 e 1990. Começou no modesto Barmbek-Uhlenhorst, tendo em 1980 sido descoberto pelo Saarbrücke­n, onde começou a dar nas vistas e despertou o interesse do Kaiserslau­tern, dando depois o salto para o Bayern Munique, onde conquistou o seu primeiro título de Campeão Alemão. Em 1988 emigrou para o Inter Milão, onde formou com Matthäus e com Jürgen Klinsmann um trio alemão que ficou célebre e rivalizou com os três holandeses do rival AC Milan.

Depois de uma breve passagem por Saragoça, regressou ao Kaiserslau­tern, onde foi importante na conquista do último título deste histórico clube alemão (1997/98), que já disse ir “honrar a sua memória”. Também o Bayern fez questão de lembrar o defesa: “Ficará para sempre no nosso coração.”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal