Diário de Notícias

Poeta e herói da resistênci­a

-

Nascido na Anatólia em 1906, Missak Manouchian sobrevive ao genocídio arménio cometido pelo Império Otomano. Depois de ter sido acolhido num orfanato no Líbano, desembarco­u em Marselha com 18 anos. Marceneiro e operário em Paris, cultiva-se em paralelo numa biblioteca, escreve poemas e colabora em revistas literárias antes de aderir, em 1934, ao Partido Comunista Francês. É também na capital francesa que se reencontra com a mulher da sua vida, Mélinée. Cinco anos depois entra na clandestin­idade e em 1943 chefia o grupo de franco-atiradores e partizans estrangeir­os. Apátrida (apesar de ter pedido a nacionalid­ade francesa), é executado com 21 outros antifascis­tas em 21 de fevereiro de 1944.

“Missak Manouchian entra aqui ainda inebriado com os seus sonhos: a Arménia libertada da dor, a Europa fraterna, o ideal comunista, a justiça, a dignidade, os sonhos franceses, os sonhos universais.” Emmanuel Macron Presidente de França

de Missak, Mélinée, que sobreviveu ao nazismo e morreu em 1989.

Familiares dos fuzilados não queriam a presença de Marine Le Pen: na fundação do partido do seu pai, então Frente Nacional, faziam parte antigos colaboraci­onistas. O sobrinho-neto de Cesare Luccarini, antifascis­ta italiano executado ao lado de Manouchian, pediu “solenement­e” para Marine Le Pen não fazer parte da cerimónia. O mesmo disse Georges Duffau-Epstein, filho de outro executado, Joseph Epstein. Macron disse-o em entrevista ao L’Humanité. “As forças de extrema-direita fariam bem em não estar presentes, dada a natureza da luta de Manouchian”, disse, invocando ainda “um espírito de decência”.

Marine Le Pen reagiu dizendo-se ofendida pelos comentário­s “escandalos­os e ultrajante­s” e disse que a sua ausência é que seria “surpreende­nte”.

 ?? ?? Soldados da Legião Francesa transporta­ram os caixões do casal Manouchian para o Panteão.
Soldados da Legião Francesa transporta­ram os caixões do casal Manouchian para o Panteão.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal