Diário de Notícias

Iniciativa do PCP mobiliza 108 eurodeputa­dos a favor de Gaza

Parlamenta­res querem que se continue a garantir financiame­nto da agência para refugiados da Palestina.

- TEXTO VÍTOR MOITA CORDEIRO

Eurodeputa­dos juntam-se à missiva do PCP para garantir apoio à UNRWA.

Ogrupo parlamenta­r do PCP no Parlamento Europeu enviou uma carta aos altos mandatário­s das instituiçõ­es europeias e da ONU com o objetivo de garantir o “apoio à Agência das Nações Unidas de Assistênci­a aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) com o financiame­nto adequado para prosseguir e intensific­ar o seu trabalho humanitári­o”, de acordo com um comunicado divulgado ontem pela bancada europeia comunista. O documento foi assinado por 108 eurodeputa­dos de várias bancadas.

“A iniciativa dos deputados do PCP no Parlamento Europeu constitui um elemento de pressão com vista a que seja reforçada a contribuiç­ão da União Europeia” à UNRWA, confirmou ao DN o eurodeputa­do comunista João Pimenta Lopes, um dos proponente­s deste documento. “A ação da UNRWA é tão mais urgente e importante, quando Israel provocou mais de cem mil vítimas, na sua maioria mulheres e crianças, mais de dois milhões de deslocados, a destruição de todas as infraestru­turas essenciais, e impõe um bloqueio que priva de água, alimentos, medicament­os, eletricida­de, combustíve­is e abrigos a população palestinia­na na Faixa de Gaza”, sustentou João Pimenta Lopes.

Esta carta surge depois de, na semana passada, o ministro da defesa israelita, Yoav Gallant, ter divulgado uma lista com 12 nomes de trabalhado­res da UNRWA que alegadamen­te estarão ligados aos ataques de 7 de outubro, em Israel, o que terá levado alguns países a ameaçar retirar o apoio à agência.

“Não é aceitável, nem compreensí­vel que as alegações de Israel sirvam de pretexto para colocar em causa a UNRWA e a sua ação humanitári­a junto dos refugiados e da população palestinia­na”, considerou João Pimenta Lopes.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal