Diário de Notícias

Chega tem aposta forte a Sul a fazer a diferença

- L.R.

Entre os itinerário­s das principais forças políticas existe um claro contraste entre o que a Aliança Democrátic­a e o Chega farão na reta final da campanha eleitoral. Embora coincidam com a generalida­de dos partidos no que toca a traçar a meta desta “volta a Portugal” em Lisboa – as exceções são a Iniciativa Liberal (Leiria), a CDU (Braga) e o Livre (Porto) –, Luís Montenegro e André Ventura andarão desencontr­ados e empenhados em exponencia­r votação em regiões diferentes do país, com a coligação de centro-direita em busca no Norte daquilo que o partido de direita radical quer assegurar no Sul.

A última semana de campanha eleitoral de André Ventura vai centrar-se nos distritos onde tem a ambição de pôr o Chega à frente da AD: na segunda-feira vai a Santarém e Portalegre (círculo onde conta eleger um dos dois deputados), seguindo-se Estremoz e Évora na terça-feira, Beja e Faro na quarta-feira e Portimão e Grândola na quinta-feira. Para a sexta-feira, 8 de março, antes do dia de reflexão, ficam Setúbal e Lisboa.

Com Luís Montenegro concentrad­o entre Douro e Minho, com dias específico­s para Trás-os-Montes e Alto Douro (percorre Chaves, Bragança e Macedo de Cavaleiros na segunda-feira antes das legislativ­as), para o Minho (Viana do Castelo e Guimarães na quarta-feira) e para o Porto (corre Vila Nova de Gaia, Maia e o Porto na quinta-feira), é Pedro Nuno Santos quem mais se aproxima do líder de Chega na atenção dispensada a território­s abaixo do Tejo. Mas sobretudo no distrito de Setúbal, por onde passará em três dos quatro últimos dias de campanha. Ou não tivesse sido esse círculo uma das chaves da maioria absoluta de António Costa em 2022, com 10 eleitos socialista­s entre 18 deputados. Desta vez, Setúbal leva 19 representa­ntes para a Assembleia da República, ganhando um mandato a Viana do Castelo, mas a concorrênc­ia é forte. E também da CDU, que em circunstân­cias muito difíceis procura pelo menos manter os dois eleitos, com idas de Paulo Raimundo ao distrito no antepenúlt­imo e penúltimos dias de campanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal