Diário de Notícias

Trump está um passo mais perto de dominar o Partido Republican­o

Ronna McDaniel não resistiu à pressão e vai deixar liderança do RNC. As escolhas de Donald Trump para a cúpula do partido são um adepto da tese de fraude eleitoral e a sua nora Lara.

- TEXTO ANA MEIRELES

Apresident­e do Comité Nacional Republican­o (RNC), Ronna McDaniel, anunciou ontem que irá abandonar o cargo a 8 de março, três dias depois da Super Terça-Feira, oficializa­ndo uma saída já esperada e que vem na sequência de pressões feitas nas últimas semanas por Donald Trump, que pretende controlar o partido, começando pela mudança da sua liderança.

“Decidi afastar-me no nosso evento de primavera a 8 de março em Houston para permitir que o nosso nomeado selecione um presidente da sua escolha. O RNC tem passado historicam­ente por mudanças assim que tivemos um nomeado e sempre foi minha intenção honrar essa tradição. Continuo comprometi­da em recuperar a Casa Branca e eleger republican­os em novembro”, explicou Ronna McDaniel em comunicado. Entre os agradecime­ntos incluiu o nome de Trump – “por me ter dado a oportunida­de de liderar o nosso partido”. O seu vice no RNC, Drew McKissick, também anunciou que vai abandonar o cargo.

No início de fevereiro, Donald Trump já havia revelado os nomes que tem em mente para a liderança do partido: Michael Whatley, o atual líder do partido na Carolina do Norte, e Lara Trump, a mulher do seu filho Eric e que já colaborou nas duas anteriores campanhas presidenci­ais do sogro. Whatley tem como mais-valia liderar o partido na Carolina do Norte, onde Trump ganhou apenas por um ponto nas presidenci­ais de 2020, mas também por ser um adepto das falsas teorias de fraude eleitoral, tendo chegado a contratar advogados há quatro anos para contestar os resultados. Já Lara Trump, além de ser da família, defende que o RNC deveria pagar as despesas judiciais do sogro pois as acusações de que está a ser alvo são fruto de perseguiçã­o política, garantindo que esta é a vontade dos eleitores republican­os.

Os dois nomes terão ainda de ser confirmado­s pela comissão governativ­a do RNC composta por 168 pessoas, mas, tendo em conta que Donald Trump é o mais do que provável nomeado do partido, esta confirmaçã­o deverá acontecer ainda

Ronna McDaniel tornou-se líder do RNC após as presidenci­ais de 2016 com o apoio de Donald Trump.

em março. Menos certo, segundo a AP, é que aceitem a proposta de Lara Trump relativame­nte ao financiame­nto dos processos judiciais de Donald Trump. Ontem mesmo, o ex-presidente decidiu recorrer da sentença do julgamento por fraude em Nova Iorque, no qual foi condenado a pagar uma multa de 355 milhões de dólares, contestand­o a conclusão do juiz de que mentiu sobre a sua riqueza.

Ronna McDaniel, a líder do RNC com maior longevidad­e desde a Guerra Civil, foi uma escolha pessoal de Donald Trump após a vitória nas presidenci­ais de 2016. Sobrinha do republican­o Mitt Romney, um crítico do ex-presidente, foi nesta altura que Ronna deixou de usar o apelido Romney, segundo vários media norte-americanos, acedendo a um pedido de Donald Trump.

Nestes últimos oito anos, ajudou a moldar o partido à imagem do ex-presidente, mas tem visto o movimento MAGA (Make America Great Again) de Trump culpá-la pela derrota de há quatro anos frente a Joe Biden, mas também nos resultados aquém do esperado no Senado (controlado pelos democratas) e na Câmara dos Representa­ntes (onde os republican­os

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal