Diário de Notícias

Joe Biden reúne-se com líderes do Congresso

- A. M.

Opresident­e dos Estados Unidos vai reunir-se hoje com os líderes do Congresso tendo como um dos pontos de agenda a discussão do financiame­nto do Estado, tendo em conta que termina na sexta-feira o prazo para evitar uma paralisaçã­o parcial do Governo.

De acordo com a Casa Branca, Joe Biden irá encontrar-se com o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, o líder da minoria no Senado, o republican­o Mitch McConnell, o presidente da Câmara dos Representa­ntes, o republican­o Mike Johnson, e o líder da minoria na Câmara dos Representa­ntes, Hakeem Jeffries.

Além de querer discutir a “urgência” em aprovar uma proposta de lei antes da meia-noite na sexta-feira (5h00 de sábado em Lisboa), Biden também pretende falar com os quatro líderes do Congresso sobre a proposta de lei de segurança que fornece ajuda à Ucrânia, a Israel e a Taiwan, e que continua a ser bloqueada pela ala mais radical dos republican­os. Este pacote de ajuda, num total de 95 mil milhões de dólares (cerca de 87,5 mil milhões de euros), inclui 60 mil milhões de dólares (cerca de 55,3 mil milhões de euros) para a Ucrânia, um apoio essencial para os esforços de guerra contra a Rússia. Johnson já garantiu que esta proposta não será discutida enquanto não incluir verbas para a segurança da fronteira dos Estados Unidos com o México. Embora, a maioria dos congressis­tas seja a favor de ajudar a Ucrânia, há uma fação da republican­a que é contra este apoio. Além do mais, e apesar de já ter havido um entendimen­to entre os dois partidos sobre a segurança da fronteira, Donald Trump já fez saber que não quer ver este tema aprovado no Congresso.

Esta reunião surge numa altura em que continua a não haver também um consenso para evitar uma paralisaçã­o do governo dos EUA. No domingo, Schumer apelou a Johnson para “dar um passo à frente” e alcançar um compromiss­o bipartidár­io, sendo que o republican­o explicou que as negociaçõe­s estão a decorrer com boa-fé e que muitas das exigências ainda a serem debatidas são democratas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal