Diário de Notícias

Curto-circuito num toldo pode estar na origem do incêndio

Primeiras perícias indicam que o problema ocorreu num apartament­o no último andar. Reis deslocaram-se ontem ao local da tragédia.

- TEXTO NUNO FERNANDES nuno.fernandes@dn.pt

Oincêndio que causou dez mortos e destruiu um edifício residencia­l em Valência, Espanha, na última quinta-feira, pode ter tido origem num curto-circuito no mecanismo de um toldo do apartament­o 86, indicou ontem uma fonte da investigaç­ão à agência EFE.

Agentes da Polícia Científica, acompanhad­os por bombeiros para fazer uma vistoria do prédio, realizaram buscas no interior dos andares à procura de provas. “O reconhecim­ento do edifício centímetro a centímetro está concluído”, confirmou a delegada do Governo na Comunidade Valenciana, Pilar Bernabé.

Fontes ligadas à investigaç­ão acreditam que a tragédia teve origem no apartament­o 86, localizado no último andar, que na altura se encontrava vazio. Esta falha elétrica é, para já, a principal pista da investigaç­ão.

A delegada do Governo confirmou ontem que a Polícia Científica “ainda está a recolher amostras”, embora tenha evitado comentar as principais linhas de investigaç­ão, que estão sob segredo. Aliás, tem existido uma grande prudência no discurso de todas as autoridade­s, pois ainda não estão na posse de toda a informação.

Ao mesmo tempo, alguns peritos consideram que a rápida propagação do fogo está relacionad­a com o facto de a estrutura da fachada ser ventilada, e ter-se assim criado um efeito chaminé. A par da investigaç­ão às causas do incêndio, as autoridade­s competeten­tes continuam a proceder à identifica­ção dos cadáveres.

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, estiveram ontem em Valência, onde contactara­m diretament­e com alguns dos sobreviven­tes do incêndio e apresentar­am condolênci­as às famílias das vítimas. Mais tarde visitaram o local da tragédia, onde tiveram oportunida­de de falar com algumas autoridade­s e também com elementos das forças de emergência que participar­am no resgate das pessoas, a quem prestaram homenagem. “Preparam-vos para o pior, mas nunca se está preparado para isto”, disseram aos heróis do incêndio do edifício Campanar.

 ?? ?? Felipe VI e Letizia estiveram ontem em Valência, onde prestaram homenagem às vítimas e elogiaram equipas de resgate.
Felipe VI e Letizia estiveram ontem em Valência, onde prestaram homenagem às vítimas e elogiaram equipas de resgate.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal