Diário de Notícias

Obra de Cabora Bassa decorre em bom ritmo

- TEXTO MANUEL CATARINO

Anotícia tem todo o destaque na edição de há 50 anos no DN: prossegue em bom ritmo a execução de todos os trabalhos de construção da barragem de Cabora Bassa e está dentro dos prazos previstos e o cumpriment­o dos programas de valorizaçã­o regional e apoio às populações do Vale do Zambeze, em Moçambique.

A construção da barragem, obra de grande envergadur­a para a produção de energia elétrica, foi motivada por razões mais estratégic­as e táticas na condução da guerra em Moçambique e menos por razões económicas. O grande inspirador da obra foi o comandante-chefe em Moçambique, general Kaúlza de Arriaga – que pensou numa gigantesca albufeira na província de Tete para encurralar e travar a guerrilha.

A execução do empreendim­ento, segundo o DN, “continua a processar-se em ritmo normal” – a menos de dois meses do 25 de Abril – “mantendo-se até em vários sectores avanços significat­ivos”.

“A situação no final do mês de janeiro era, quanto às obras principais, a do prosseguim­ento previsto dos trabalhos, nomeadamen­te a betonagem da barragem, onde estão colocados 300 mil metros cúbicos de betão, correspond­endo a mais de 64 por cento do total”, noticia o DN.

Mas a notícia é enganadora. A verdade é que as obras de construção da barragem, no Vale do Zambeze, estavam irremediav­elmente atrasadas – e muito! O atraso foi provocado pela forte ação de guerrilha, que obrigou o comandante-chefe a mobilizar meios militares consideráv­eis sem conseguir, ainda assim, inverter a grave situação vivida pela tropa portuguesa. Por altura, finais de fevereiro de 1974, a guerra decorria tão dura como na Guiné – à beira da derrota infligida pela guerrilha.

Os jornais da metrópole falavam do grande empreendim­ento quase concluído sem uma palavrinha sobre as dificuldad­es – pura propaganda: “Na central sul continuam as betonagens das paredes, das espirais de dois grupos de geradores, do poço do alternador de um dos grupos. Prosseguem também as betonagens de envolvimen­to dos dois últimos difusores e na sala dos dos transforma­dores vão adiantados os trabalhos de acabamento das fossas”. Tudo na perfeita ordem e a bem da Nação!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal