Diário de Notícias

Vermelho romântico: Cerimónia de casamento tradiciona­l chinês

-

Os casamentos tradiciona­is chineses são dominados pela cor vermelha, que simboliza a felicidade e a alegria, seguido de procedimen­tos conhecidos como “três cartas e seis etiquetas”. As cerimónias de casamento geralmente realizam-se ao entardecer, com os noivos vestidos com trajes vermelhos festivos, realizando o ritual de receção dos noivos e as “Três Vénias de Joelhos”. Embora as cerimónias modernas se tenham tornado mais simples, ainda mantêm elementos tradiciona­is como rebuçados de casamento e banquete nupcial, destacando a herança e a evolução da cultura matrimonia­l.

Quem vir cenas de casamentos tradiciona­is chineses em filmes ou obras televisiva­s, é fácil encontrar uma diferença óbvia na paleta de cores entre os casamentos chineses e os ocidentais: os casamentos ocidentais costumam utilizar o branco, que simboliza a pureza e a fidelidade; enquanto os casamentos tradiciona­is chineses são dominados pelo vermelho. Na cultura tradiciona­l chinesa, o vermelho representa a alegria, a felicidade e a sorte, tendo também a função de afastar os maus espíritos.

Para melhor conhecer os costumes matrimonia­is tradiciona­is da China, começamos por apresentar o carácter chinês “hun”, que em português significa “casamento”. Este carácter é composto de duas partes, tal como a imagem mostra. O lado esquerdo é um marcador fonético enquanto o direito representa a origem semântica do carácter. Desta forma, pode-se compreende­r facilmente que o casamento era inicialmen­te uma cerimónia de entardecer para mulheres. Desde a dinastia Zhou Ocidental (aproximada­mente entre 1046 a.C. e 771 a.C.), quando o sistema de casamento foi estabeleci­do, as cerimónias tradiciona­is chinesas de casamento têm sido realizadas ao entardecer, porque o crepúsculo é o momento de transição entre o dia e a noite, e implica a união do Yin (feminino) e do Yang (masculino). Portanto, considera-se também a altura mais adequada para os homens e as mulheres se casarem. Hoje em dia, a tradição da celabração ao entardecer ainda se mantém na maior parte das regiões do sul da China (como Guangdong, Hong Kong e Macau).

Na antiga China, dava-se muita importânci­a à cerimónia do casamento. Antes do dia da celebração, havia um conjunto de procedimen­tos, conhecidos como as “três cartas formais e seis etiquetas”, que consistia nos seis passos principais e nas três cartas formais utilizadas no processo de casamento. Os seis rituais incluem: O “Nacai” (a proposta de casamento), no qual os pais do noivo solicitam à casamentei­ra que faça uma proposta formal de casamento aos pais da noiva; o Wenming” (perguntar pelo nome), em que a família do noivo pede informaçõe­s sobre o nome completo e a data de nascimento da noiva, dados necessário­s para a realização de práticas adivinható­rias; o “Naji” (escolher o auspício), ocasião em que a família do noivo visita o templo ancestral a realizar os rituais para consultar os antepassad­os se o casamento for auspício; o “Nazheng” (presente pecuniário de noivado), momento em que a família do noivo envia um representa­nte à casa da noiva com os presentes e o pagamento de noivado, como parte do acordo matrimonia­l; “Qingqi” (pedir a data de casamento), quando a família do noivo escolhe uma data de casamento auspiciosa e a comunica à família da noiva; “Qinying” (recolher a noiva), o dia do casamento, no qual o noivo vai buscar a noiva à residência dela para que se realize a cerimónia de casamento.

Então, como são as cenas festivas no dia do casamento? Em primeiro lugar, o noivo, vestido de vermelho, monta num grande cavalo, acompanhad­o pela sua família e a casamentei­ra, e por uma banda, percorrend­o todo o caminho até à casa da noiva. E depois, leva a noiva numa liteira vermelha ou cadeira de seda de volta à casa do noivo. A noiva, também em vestido vermelho, usa sempre um véu vermelho na cabeça, visto que na tradição chinesa, os noivos não se podem ver até ao fim da cerimónia matrimonia­l. Além disso, a noiva tem a oportunida­de excecional de usar ornamentos como uma coroa com figura de fénix e vestes de gala. É importante saber que, na hierarquia estrita da sociedade chinesa antiga, os acessórios em forma de fénix eram apenas para as mulheres da corte e para algumas esposas e mães de oficiais. As pessoas comuns apenas podiam

gozar, uma vez na vida, do mesmo tratamento que as rainhas e as concubinas no dia do seu casamento. Quando a noiva chega à casa do marido, os recém-casados ajoelham-se juntos para realizar as “Três Vénias de Joelhos”: a primeira ao Céu e à Terra (em honra da natureza e dos deuses), a segunda aos pais (em honra dos pais do noivo) e a terceira entre o casal (significa que os dois deverão respeitar-se mutuamente e viver juntos para o resto das suas vidas). Assim, quando o casamento tradiciona­l chinês é considerad­o oficialmen­te terminado, os noivos podem entrar no quarto nupcial (quarto do casal) e os convidados podem começar a desfrutar-se do grande banquete nupcial.

Atualmente, a cerimónia de casamento na China é muito mais simples do que antigament­e e, com o crescente intercâmbi­o cultural entre o oriente e ocidente, muitos jovens optam por realizar um casamento ao estilo ocidental. Independen­temente de ser uma cerimónia chinesa ou ocidental, é tradição os noivos partilhare­m rebuçados de casamento com os amigos e familiares. Além disso, o casamento é considerad­o uma ocasião de grande alegria, pelo que a bebida alcoólica servida durante o casamento e até o próprio banquete são referidos como “Xi Jiu”(literalmen­te significa bebida alcoólica de felicidade). Os convidados que se juntam à celebração vão desejar aos noivos muitas felicidade­s, sendo a expressão “Desejo-vos felicidade e bem-estar para toda a vida, que envelheçam juntos e que tenham filhos quanto antes” um dos votos mais comuns nesta ocasião.

 ?? ?? Normalment­e, coloca-se o caracter “Xi”(dupla felicidade) na porta do quarto dos recém-casados, simbolizan­do a alegria em dobro e a união harmoniosa do par.
Normalment­e, coloca-se o caracter “Xi”(dupla felicidade) na porta do quarto dos recém-casados, simbolizan­do a alegria em dobro e a união harmoniosa do par.
 ?? ?? A imagem representa o noivo a receber a noiva, que desce da liteira nupcial.
A imagem representa o noivo a receber a noiva, que desce da liteira nupcial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal