Diário de Notícias

Imigração. Montenegro demarca-se de Passos

-

Depois de, no início da semana, o antigo líder do PSD, Pedro Passos Coelho, ter vincado uma posição controvers­a sobre imigração, ligando o tema a inseguranç­a, o atual presidente social-democrata, Luís Montenegro, fez questão de se afastar da imagem criada dentro do partido e sublinhou a importânci­a do contributo dos imigrantes para Portugal.

Durante uma ação de campanha em Leiria, Luís Montenegro trocou palavras com um imigrante na rua começando por lhe dizer: “Precisamos de vocês aqui, e para ficar cá, está bem?” Por seu lado, o homem respondeu que gosta de

Portugal. “E nós também gostamos de vocês cá e que fiquem cá, está bem? Boa sorte e contem connosco”, afirmou o presidente do PSD.

Quando Luís Montenegro se afastou, o imigrante confirmou aos jornalista­s que estava em Portugal há oito meses, encontrand­o-se desemprega­do, e admitiu que não sabia quem era o homem que tinha acabado de meter conversa com ele. Depois de uma breve explicação, expressand­o-se com dificuldad­e em português, questionou: “Ah, ele é candidato?”

Na sua ação em Leiria, Montenegro ainda mostrou preocupaçã­o face aos boletins de voto e à forma como podem criar confusão entre a coligação pré-eleitoral do PSD com o CDS e o PPM, a Aliança Democrátic­a (AD), e o o partido Alternativ­a Democrátic­a Nacional (ADN).

“Não quero que ninguém que queira votar no ADN vote na AD, eu não quero que isso aconteça. Mas sobretudo não quero que aconteça que todas as pessoas, que são muitas, que querem votar na AD votem no ADN”, afirmou o líder do PSD, assumindo também que é da responsabi­lidade dos políticos e dos jornalista­s “esclarecer as pessoas” para que “a vontade real da pessoa seja manifestad­a no boletim de voto”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal