Diário de Notícias

FC Porto reage ao susto e garante apuramento com vitória nos Açores

22 dias depois do início do jogo, o Santa Clara entrou a ganhar, mas os golos de Evanilson e Galeno permitiram aos dragões atingirem as meias-finais pela sétima época consecutiv­a.

- TEXTO CARLOS NOGUEIRA

OFC Porto garantiu ontem a presença nas meias-finais da Taça de Portugal pela sétima temporada consecutiv­a, depois de vencer o Santa Clara, nos Açores, por 2-1, nos 63 minutos que restavam depois da interrupçã­o de 7 de fevereiro devido ao mau tempo, que alagou por completo o relvado do Estádio São Miguel.

22 dias depois do dilúvio, o jogo foi reatado com lançamento lateral a favor do Santa Clara, que aproveitou logo para surpreende­r. É que bastaram cinco segundos para Rafael Martins abrir o marcador, depois de Diogo Costa ter defendido para a frente um primeiro remate de Pedro Pacheco.

Os dragões que chegavam aos Açores após um empate cedido em Barcelos nos instantes finais, viam-se agora a perder logo no retomar desta partida dos quartos de final. Pior era difícil. A equipa de Sérgio

Conceição conseguiu reagir logo ao susto e foi criando lances de perigo junto da baliza do guarda-redes argentino Marcos Díaz.

Na segunda parte, com a entrada do avançado Danny Namaso para o lugar do lateral João Mário, os portistas forçaram ainda mais o ataque, fazendo o Santa Clara recuar as linhas para junto da área. Bastaram só 16 minutos para que o FC Porto desse a volta ao resultado, chegando ao empate com um remate de Evanilson, após a bola desviar num defesa, e depois através de Galeno que, no coração da área, aproveitou para bater Marcos Díaz pela segunda vez.

E de repente, depois de um jogo que parecia complicado, tudo mudou e os dragões puderam suspirar de alívio. Até final, o atual líder da II Liga tentou aproveitar a velocidade dos seus atacantes para tentar desequilib­rar, mas só aos 77 minutos esteve perto do empate por duas vezes, após uma falha de Diogo Costa. Contudo, Alisson Safira não conseguiu desviar para a baliza num lance que ficou a pedir penálti e depois, na sequência do canto, rematou ao poste. O Santa Clara perdeu aí as esperanças de conseguir pela primeira vez atingir as meias-finais da Taça de Portugal.

O FC Porto vai enfrentar o V. Guimarães numa eliminatór­ia a duas mãos, sendo que a primeira está agendada para a primeira semana de abril, no Estádio D. Afonso Henriques. Nas últimas sete épocas, só por duas vezes os dragões não chegaram à final, tendo caído nas meias-finais perante o Sporting (2017/18) e Sp. Braga (2020/21). Esta será a primeira vez que vimaranens­es e portistas se vão defrontar numa meia-final da Taça de Portugal, sendo que já se enfrentara­m em duas finais, sempre com triunfo dos azuis e brancos.

VASCO MATOS SUBSTITUIÇ­ÕES RICARDINHO (73’) ALISSON SAFIRA (73’) MT (83’) YANNICK SEMEDO (83’) ANDREZINHO (88’)

SUBSTITUIÇ­ÕES DANNY NAMASO (46’) IVÁN JAIME (79’) MARKO GRUJIC (90’+3)

GOLOS: RAFAEL MARTINS (28’), EVANILSON (52’), GALENO (61’).

CARTÕES AMARELOS: PEPE (8’), VINÍCIUS LOPES (28’), KLISMAHN (64’), GALENO (67’), PEDRO FERREIRA (88’).

 ?? ?? **
Um remate do portista Evanilson deu início à reviravolt­a no resultado que permitiu ao FC Porto seguir em frente na Taça de Portugal.
** Um remate do portista Evanilson deu início à reviravolt­a no resultado que permitiu ao FC Porto seguir em frente na Taça de Portugal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal