Diário de Notícias

Raisi diz que participaç­ão de 41% nas eleições iranianas é um golpe para opositores

-

Opresident­e do Irão, Ebrahim Raisi, disse ontem que a participaç­ão dos iranianos nas eleições legislativ­as de sexta-feira foi “um golpe para os opositores teimosos” do país, numa afluência às urnas que, segundo dados iniciais, rondou os 41%. “Esta presença, cheia de paixão e compreensã­o, foi mais um golpe para os teimosos opositores do Irão, depois do golpe histórico que receberam nos distúrbios do ano passado”, disse Raisi num comunicado divulgado pela agência noticiosa IRNA. Nas legislativ­as de 2020, realizadas no início da pandemia, apenas 42,57% dos eleitores comparecer­am às urnas, o valor mais baixo até agora desde a proclamaçã­o da República Islâmica em 1979.

Raisi, dirigindo-se aos responsáve­is de forças políticas que boicotaram a votação, referia-se, sobretudo, aos protestos desencadea­dos pela morte de Mahsa Amini, em 2022, em que exigiram o fim da República Islâmica.

O Irão começou ontem a contagem dos votos das eleições para o parlamento e a Assembleia de Peritos que, segundo dados provisório­s citados pela IRNA, tiveram uma taxa de participaç­ão de cerca de 41%. Os resultados oficiais deverão ser anunciados hoje.

As eleições legislativ­as e para a Assembleia de Peritos realizaram-se na sexta-feira, tendo sido prolongado por três vezes o horário de abertura das urnas. Este escrutínio foi dominado pelos conservado­res e decorreu no meio de um descontent­amento popular que ameaça uma baixa taxa de participaç­ão, não só devido aos protestos, mas também à má situação económica e à desqualifi­cação dos políticos reformista­s.

Cerca de 15 200 candidatos disputam os 290 lugares no parlamento, enquanto 144 clérigos concorrem aos 88 lugares na Assembleia de Peritos, o órgão que elege o líder supremo do Irão.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal