Diário de Notícias

Um FC Porto sem pressão, mas com Galeno, Evanilson e Taremi em dúvida

-

Será bluff? Sérgio Conceição colocou Galeno e Evanilson em dúvida para a receção de hoje ao líder Benfica. Ontem, os dois avançados fizeram apenas trabalho de ginásio e “a possibilid­ade de irem a jogo é maior do que não irem”, mas a dúvida mudou a forma como preparou o jogo, até porque Taremi esteve sem treinar até ontem, mas já deu sinais de melhoria e pode ser opção para um clássico que os dragões estão proibidos de perder.

“Dar uma resposta positiva” depois do compromete­dor empate com o Gil Vicente é o objetivo. “Todos os encontros são importante­s. Não há jogos de tudo ou nada, mas para ganhar. Não é com a diferença pontual [em mente] que vamos preparar o próximo duelo, mas olhando para o adversário. Será necessário um FC Porto no seu melhor, forte, competente e a perceber aquilo que tem de fazer”, avisou o treinador portista, que enfrenta o Benfica com a pior pontuação à 23.ª jornada desde que se sentou no banco portista em 2017-18.

Os azuis e brancos estão no terceiro lugar da tabela classifica­tiva, a nove pontos do líder Benfica (e a sete do Sporting, que tem menos uma partida e hoje joga com o Farense). “Se começarmos a olhar para trás e para a frente, poderemos tombar. Há que olhar para quem está à frente e ir à procura destes três pontos importante­s. Pressão? Faz parte de quem treina uma equipa profission­al de futebol, que, independen­temente das mais-valias dos adversário­s, tem obrigação de ganhar. Dou-me bem com essa pressão”, disse Conceição, destacando Rafa e Di María num Benfica que “vale um pouco pelo seu todo”.

Questionad­o sobre a aposta num ataque móvel por parte do Benfica, e como é que o FC Porto pode minimizar perigos, o treinador lembrou que “Rafa não deixa de ser móvel jogando como ponta de lança” e que o habitual 4x4x2 de Roger Schmidt não deve mudar, mas se as peças mudarem, tudo se pode alterar durante o jogo.

O treinador portista gostava mesmo era de acabar o jogo com 11 jogadores em campo, aproveitou para lembrar. Nos três jogos grandes esta época, a equipa acabou sempre em inferiorid­ade numérica e Sérgio Conceição desejou que o árbitro João Pinheiro e as respetivas equipas de arbitragem e de videoarbit­ragem ( VAR) “sejam competente­s e que, no final, não seja por algum erro deles que o jogo se possa decidir”.

Pinto da Costa não tem dúvidas que se o FC Porto perder o clássico “deixa de ter hipóteses de lutar pelo título”. O presidente apresentou ontem a sua futura direção, caso vença as eleições no dia 27 de abril, com António Oliveira, João Koehler e Marta Massada.

 ?? ?? Sérgio Conceição destacou Rafa e Di María num Benfica que vale pelo seu todo.
Sérgio Conceição destacou Rafa e Di María num Benfica que vale pelo seu todo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal