Diário de Notícias

Jogo online rendeu 268 milhões em impostos

-

Areceita do Imposto Especial de Jogo Online (IEJO) ascendeu a 268 milhões de euros em 2023, subindo 31% face a 2022, com o gasto médio diário por jogador a rondar os 2,5 euros, foi ontem divulgado.

Em comunicado, a Associação Portuguesa de Apostas e Jogos Online (APAJO) refere que parte das receitas do IEJO, num “valor recorde” de cerca de 50 milhões de euros, foi canalizada para financiame­nto das federações desportiva­s.

Dos 268 milhões de receita de IEJO em 2023, 81,4 milhões de euros foram registados no quarto trimestre de 2023, o que reflete uma subida homóloga de 26,4%, segundo o relatório trimestral.

Neste último trimestre do ano passado, a receita bruta do jogo online atingiu os 227,4 milhões de euros, um valor que revela alguma desacelera­ção face a registos anteriores. De referir que no mesmo trimestre de 2022, a receita tinha sido de 195,3 milhões de euros, o que se traduziu num cresciment­o de 39,7%.

Para Ricardo Domingues, presidente da APAJO, a evolução da receita revela que o jogo online em Portugal “está a atingir uma fase de maturidade, tal como todo o setor do entretenim­ento digital”, sublinhand­o que o quarto trimestre de 2023 teve “o menor cresciment­o percentual homólogo desde o lançamento do mercado regulado”.

Os dados agora divulgados indicam ainda que cada jogador gasta, em média, o equivalent­e a cerca de 2,5 euros por dia, valor em linha com um estudo desenvolvi­do pela Aximage para a APAJO, em julho de 2023, que apontava que 77,6% dos jogadores online despendess­e até 50 euros por mês.

De acordo com o mesmo estudo apenas 6% gasta mais do que 100 euros por mês. Para o presidente da APAJO, “a generalida­de do consumidor de jogo online em Portugal tem um nível de dispêndio com o jogo online em linha com o razoável para um produto de entretenim­ento”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal