Diário de Notícias

Verstappen tem cláusula que lhe permite sair da Red Bull

Caso Horner ainda abala escuderia austríaca. Piloto tem contrato até 2028, mas pode fugir caso o consultor da sua confiança saia.

- TEXTO NUNO FERNANDES

ARed Bull e MaxVerstap­pen entraram a vencer na primeira corrida da época, mas a escuderia austríaca está a ferro e fogo ainda sob o efeito do Caso Horner e jogos de poder. E, ontem, o site F1-Insider avançou com uma verdadeira bomba: o piloto neerlandês, apesar de ter contrato até 2028, tem uma cláusula que lhe permite sair da equipa caso o consultor Helmut Marko deixe a Red Bull.

Christian Horner, chefe de equipa e diretor-executivo da Red Bull, foi ilibado das acusações de conduta imprópria, após uma investigaç­ão interna, depois de uma queixa de uma funcionári­a que o acusava de assédio sexual. Mas nem todos ficaram satisfeito­s com a decisão. A começar pelo pai de Verstappen: “Haverá sempre tensão enquanto ele se mantiver naquela posição. A equipa está em risco de se desfazer. As coisas não podem ficar assim. Está a fazer-se de vítima, quando na realidade é ele quem está a causar os problemas.”

Para adensar o mistério, o pai deVerstapp­en foi visto a falar com Toto Wolf, diretor-executivo da Mercedes durante o GP do Bahrain, que não descartou a possibilid­ade de na próxima época o neerlandês rumar à marca germânica, que, como é sabido, vai perder Lewis Hamilton para a Ferrari.

Nesta teia surge agora um nome importante, o de Helmut Marko, consultor da Red Bull e um dos responsáve­is pela descoberta de Verstappen antes de o piloto chegar à F1, com quem mantém uma grande ligação profission­al e de amizade. Horner e Helmut nunca morreram de amores um pelo outro e já no ano passado tinham surgido notícias de que o diretor-executivo queria afastar o consultor.

Este caso de alegado assédio deixou Helmut Marko irritado, até pelo ruído e confusão que gerou em torno do bom nome da Red Bull. E há dias, em declaraçõe­s ao F1-insider, o consultor fez uma declaração importante: “As investigaç­ões internas foram concluídas [no Caso Horner]. Não direi mais nada sobre isso. No que me diz respeito, não vou atrapalhar Verstappen caso ele decida sair.”

Agora sabe-se que o contrato de Verstappen possui a tal cláusula que lhe permite sair... se Helmut Marko abandonar o cargo que atualmente desempenha na Red Bull. E convém lembrar que no passado, quando as tensões entre os dois dirigentes já se sentiam, o piloto neerlandês disse tudo numa curta declaração feita ao jornal De Telegraaf, confirmand­o a permanênci­a de Helmut Marko: “A lealdade é um dos meus princípios.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal