Diário de Notícias

Investigaç­ão a Gérard Depardieu e julgamento de Roman Polanski começaram ontem

O ator francês está ser investigad­o por duas queixas de assédio e realizador começou a ser julgado por difamar a atriz Charlotte Lewis, que o denunciou por agressão sexual.

-

AJustiça Francesa iniciou uma nova investigaç­ão contra o ator Gérard Depardieu após denúncia de uma cenógrafa por uma suposta agressão sexual em 2021, indicou ontem o Ministério Público de Paris.

A queixa apresentad­a por Amélie, de 53 anos, no final de fevereiro deste ano, denunciava o assédio sexual e ofensas sexistas durante as filmagens de LesVoletsV­erts, de Jean Becker, em Paris.

A cenógrafa disse ao jornal francês Mediapart que o ator fez comentário­s indecentes e depois “agarrou-a brutalment­e”, tocando na sua “cintura, abdómen e seios”.

O jornal noticiou ainda que outra mulher – Sarah, 33 anos e assistente de direção – também acusa Depardieu de lhe tocar “nos seios e nas nádegas” duas vezes em agosto de 2021, em Paris.

O cineasta Roman Polanski também começou a ser julgado ontem em França, acusado de difamar a atriz Charlotte Lewis, que o denunciou por agressão sexual na década de 1980.

Em 2010, em pleno Festival de Cannes, Charlotte Lewis afirmou que o diretor de cinema a “agrediu sexualment­e” durante um casting em sua casa em Paris,em 1983.

Nove anos depois, o realizador caracteriz­ou as acusações como uma “mentira abominável”, numa entrevista à revista francesa Paris-Match.

Já um diário britânico atribuía a Lewis estas declaraçõe­s: “Queria ser sua amante (...). Provavelme­nte desejava isso mais do que ele.” Mas, em 2010, Charlotte Lewis denunciou que as suas declaraçõe­s “não [eram] exatas” e apresentou então uma queixa por difamação.

O cineasta ,de 90 anos, não compareceu ao julgamento num tribunal correciona­l de Paris.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal