Diário de Notícias

Empate guardado a ferros. Como o leão sobreviveu à avalancha italiana

Depois do golo de Paulinho, Atalanta empatou, teve um golo anulado e ainda três bolas nos ferros da baliza do Sporting. O 1-1 deixa tudo em aberto para o jogo da segunda mão.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

OSporting sobreviveu a uma Atalanta muito capacitada e conseguiu um empate (1-1) com sabor a ferro. “Tivemos alguma sorte com as três bolas no poste, também mandámos uma”, disse Rúben Amorim, explicando que “era preciso sobreviver” para “levar a eliminatór­ia viva para Itália”. A partida da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa joga-se em Bérgamo na próxima semana (dia 14).

O jogo de ontem no Estádio José Alvalade foi entre velhos conhecidos. A Atalanta é aquele adversário (indesejáve­l na maior parte das vezes) que os sorteios tantas vezes têm colocado no caminho europeu dos leões. Na oitava vez que se enfrentara­m, a equipa italiana voltou a ser um osso duro de roer.

Não sendo um jogaço, a partida de ontem provou que nem sempre o golo dá confiança e tranquilid­ade a quem marca primeiro e fica cedo em vantagem no marcador. Ao fim de 15 jogos seguidos, Viktor Gyökeres foi para o banco e deu lugar a Paulinho, que abriu o marcador num daqueles lances de génio que só um jogador como Francisco Trincão tem quando está bem física e mentalment­e. Com espaço, o extremo lançou o avançado em profundida­de, que atirou cruzado para bater o guarda-redes Musso.

Feito o 1-0, os leões foram sendo anulados progressiv­amente por uma Atalanta aguerrida e inteligent­e na pressão sobre a linha defensiva da equipa do Rúben Amorim, que continua a suspirar pelo regresso de Gonçalo Inácio. Os italianos foram fazendo avisos, atrás de aviso. Emil Holm e Gianluca Scamacca acertaram no mesmo poste da baliza de Franco Israel no espaço de... um minuto.

O guarda-redes do Sporting ainda fez uma grande defesa para impedir a festa de Marten de Roon, mas acabou ligado ao golo do empate: vendo Scamacca isolar-se, Israel saiu da baliza para impedir que a bola chegasse ao italiano, mas acabou por fazer um alívio para os pés de Miranchuk que, de forma inteligent­e, tirou Diomandé, Coates e Eduardo Quaresma do caminho antes de servir Scamacca para o 1-1. Scamacca até podia ter consumado a reviravolt­a no marcador antes do intervalo, mas o guarda-redes aliviou para canto.

Amorim agradeceu o descanso numa altura em que só dava Atalanta. No regresso fez entrar aqueles que lhe costumam dar mais garantias, com uma surpreende­nte tripla substituiç­ão ao intervalo. Gyökeres (no lugar do apagado Marcus Edwards), Hjulmand (em vez de Koindredi, titular pela primeira vez) e ainda St. Juste (para o lugar do desconcent­rado Diomande). Mas foi de novo um poste a salvar Franco Israel e o Sporting pela terceira vez na partida.

Qual estrelinha da sorte tantas vezes apregoada pelo treinador, os ferros guardariam o empate do Sporting até ao fim. Logo após Ademola Lookman fazer um túnel a Eduardo Quaresma e driblar Coates para atirar ao poste, o capitão do Sporting subiu à área italiana para também ele tirar tinta a um dos postes da baliza de Musso.

A resposta não era aquela que Amorim tinha em mente, pelo que aos 68 minutos voltou a mexer na equipa, trocando Paulinho por Esgaio, fazendo subir Geny Catamo para extremo. A ala direita ganhou finalmente velocidade, mas nem por isso fez a equipa subir no terreno e criar os desequilíb­rios necessário­s para criar oportunida­des.

A missão era não sofrer e o desacerto de Kolasinac e Scalvini, ajudavam à missão, desperdiça­ndo boas ocasiões para adiantarem a Atalanta no marcador. Aos 86 minutos, a estrelinha voltou a aparecer no jogo para salvar o Sporting da derrota. Gasperini acertou naquele que podia ter sido o joker da partida, mas El Bilal Touré, que não jogava a Liga Europa há mais de quatro anos, partiu de uma posição irregular para marcar um grande golo num pontapé bicicleta... em mais uma saída sem nexo de Israel.

O apito final foi por isso um alívio para a equipa leonina que irá discutir o apuramento­s para os quartos-de-final em Bérgamo dentro de uma semana. E com esse dado estatístic­o: em 15 eliminatór­ias em que empatou o primeiro jogo em casa, o Sporting apurou-se em cinco vezes e foi eliminado em dez.

 ?? ?? Franco Israel oscilou entre as grandes defesas e as saídas em falso no jogo com a Atalanta.
Franco Israel oscilou entre as grandes defesas e as saídas em falso no jogo com a Atalanta.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal