Diário de Notícias

Empate teve ajuda, mas ajusta-se e não condiciona objetivo do Benfica

Os encarnados empataram 2-2 com o Rangers e visitam Glasgow na próxima semana, onde terão de vencer para seguir em frente. Há três jogos sem ganhar, Schmidt voltou a ser assobiado.

- ISAURA ALMEIDA

Ainda não foi ontem que o Benfica regressou aos triunfos. O empate com o Rangers (2-2) foi o terceiro jogo seguido sem vencer, depois das derrotas com o Sporting e o FC Porto. O objetivo da viagem a Glasgow, na próxima quinta-feira, não foi comprometi­do e ainda pode terminar bem para os encarnados, pois quem vencer o jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa segue em frente na prova.

Depois da humilhação que foi a goleada (5-0) no Dragão, o contestado Roger Schmidt estava “obrigado” a fazer mudanças na equipa, mas nem as quatro alterações que fez impediram que o alemão fosse assobiado assim que o speaker anunciou o onze titular para a receção aos escoceses. Contestaçã­o à parte, Bah, David Neres, Florentino e Arthur Cabral surgiram nos lugares de Morato, Kökçü, João Mário e Tengstedt e o

Benfica entrou com boa atitude e posse de bola, mas tal não chegou para evitar um início conturbado.

Logo aos sete minutos o Rangers inaugurou o marcador, num lance em que Diomande foi à linha de fundo cruzar para Tom Lawrence, que apareceu sozinho no coração da área a cabecear para golo. De nada serviu o mergulho de Aursnes a tentar impedir a bola de seguir o curso natural para dentro da baliza. Trubin pareceu tapado e reagiu tarde, com Tom Lawrence e Ridvan Yilmaz a tentar explorar a intranquil­idade do guarda-redes encarnado.

O empate quase foi fabricado por Aursnes e Neres, mas Arthur Cabral ainda hoje deve estar a tentar perceber como falhou a recarga. Este lance galvanizou a equipa e aos 17 minutos a equipa portuguesa ficou a pedir um penálti por derrube de David Neres na área, mas o árbitro considerou que o contacto de Dujon Sterling

OITAVOS DE FINAL (1.ª MÃO)

não teve intensidad­e suficiente para dali resultar um penálti.

As bolas paradas deram depois um protagonis­mo a Di María: primeiro um livre, depois um canto que resultou num penálti em cima do minuto 45. O argentino aproveitou e, com muita calma, fez o empate.

Contudo, o desnorte ofensivo da equipa de Schmidt continuava e o Rangers voltaria a colocar-se em vantagem ainda antes do intervalo. Depois de alguma confusão na área, a bola sobrou para Tavernier, que encontrou Fábio Silva, avançado português que foi à linha de fundo cruzar e deixar toda a defensiva benfiquist­a parada, encontrand­o Sterling, vindo de trás, para dar nova vantagem aos escoceses. Foi preciso esperar pelo VAR para tirar dúvidas sobre a posição do médio, mas o lance foi validado e o Benfica foi em desvantage­m para o descanso.

Cérebro e velocidade

Os campeões portuguese­s regressam dos balneários sem alterações, mas com outra velocidade. João Neves, melhor a pensar o jogo e nas transições ofensivas, fez crescer Rafa Silva. Foi de forma veloz, pelo flanco direto (uma nulidade no primeiro tempo), que o Rafa galgou terreno e cruzou para o brasileiro David Neres, que em boa posição para o empate acertou na muralha da Escócia.

A pressão do Benfica era, nesta altura, sufocante para o adversário e, aos 58 minutos, Bah caiu na área e ficou a pedir mais um penálti, que o juiz da partida não atendeu. Mas a maior vocação ofensiva iria dar frutos e... com ajuda. Num livre marcado por Di María, Connor Goldson fez um autogolo e empatou a partida para o Benfica. Um lance infeliz para o defesa-central que já tinha marcado na baliza errada na Luz – a 5 de novembro de 2020 (3-3) – e passou a ser o primeiro jogador da história a fazer dois autogolos a favor das águias nas competiçõe­s europeias.

Com a troca de Arthur Cabral por Marcos Leonardo, os encarnados assumiram uma atitude ainda mais dominadora e passou a condiciona­r as saídas com bola do Rangers, que nunca desistiu de regressar a casa com uma vitória.

Neste sentido, o empate ajusta-se ao que ambas as equipas fizeram durante os 90 minutos. A segunda parte da eliminatór­ia joga-se na próxima quinta-feira na Escócia e vale um lugar nos quartos de final da Liga Europa.

 ?? ?? Português Fábio Silva voltou ao Estádio da Luz e ajudou a condiciona­r o Benfica.
Português Fábio Silva voltou ao Estádio da Luz e ajudou a condiciona­r o Benfica.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal