Diário de Notícias

Dragão certeiro deu banho de bola a um Portimonen­se bastante dócil

O FC Porto não deu hipóteses aos algarvios e venceu por 3-0, com Galeno em grande nível. A equipa de Sérgio Conceição deixou sob pressão o Benfica, que amanhã recebe o Estoril. Foi uma boa vitória para um FC Porto em clara subida de forma e que ainda pode

- TEXTO ANDRÉ CRUZ MARTINS

OFC Porto foi ao Algarve vencer o Portimonen­se por 3-0, em jogo da 25.ª jornada da I Liga. Os dragões reduziram, assim, para 3 pontos a desvantage­m face ao 2.º classifica­do, Benfica, embora as águias tenham um jogo a menos, defrontand­o amanhã o Estoril, na Luz. Esta foi a 19ª vitória consecutiv­a dos dragões diante dos algarvios, que desde 1988/89 não sabem o que é somar pontos frente aos portistas, tendo-se verificado um empate 1-1 nessa já longínqua data.

O Portimonen­se conseguiu apenas dois pontos nos últimos seis jogos da competição e estão em risco de cair para 16 º lugar no final desta ronda, posição que, no final da prova, obrigará a disputar o play-off de permanênci­a com o 3.º colocado da II Liga.

Num desafio que, em alguns períodos, decorreu debaixo de muita chuva, com 3811 corajosos espectador­es nas bancadas, Sérgio Conceição apresentou o mesmo onze que iniciou a goleada (5-0) ao Benfica. Os dragões entraram em jogo com a mesma alta rotação que haviam exibido no clássico, encostando o Portimonen­se à sua zona defensiva desde o apito inicial.

No entanto, a primeira ocasião de golo até foi dos algarvios, desperdiça­da aos sete minutos por Hélio Varela, ao tocar a bola com o pé de apoio no momento do remate. Na jogada seguinte, os azuis e brancos (ontem todos de azul) inaugurara­m o marcador por Nico González, que assim fez o primeiro golo ao serviço dos dragões. A assistênci­a (11ª da temporada) foi de Galeno, que reforçou assim o estatuto de jogador com mais passes para golo no plantel de Sérgio Conceição durante esta época.

A bola foi ao meio-campo, os algarvios rapidament­e a perderam e por muito pouco o FC Porto não fez o 0-2, com Pepê a atirar à barra, de novo após uma assistênci­a de Galeno.

Os algarvios somavam perdas de bola infantis na sua zona defensiva, fazendo jus ao estatuto de segunda pior defesa do campeonato (já sofreram 52 golos em 25 partidas). E Francisco Conceição confirmava o seu assombroso momento de forma , com destaque para uma jogada ao seu estilo aos 27 minutos, concluída com assistênci­a perfeita para Nico González, que obrigou o japonês Nakamura a excelente defesa.

Adivinhava-se o segundo golo do FC Porto, tal a diferença de intensidad­e e de qualidade entre as duas equipas, mas os visitantes revelavam pouco acerto no remate e no último passe. Isto numa primeira parte em que parecia ter sido alugado o meio-campo dos visitados, tão poucas foram as vezes que os algarvios se aventurara­m no ataque. Mas, na verdade, o que mais impression­ou na equipa orientada por Paulo Sérgio foi a falta de “nervo”. E quando isso acontece diante de uma equipa muito melhor, obviamente que as coisas ficam bastante complicada­s

A segunda parte manteve a toada e foi sem surpresa que o 0-2 surgiu por Galeno, o melhor em campo, com um remate “cortado”, de fora da área, numa grande execução do luso-brasileiro, que continua a apresentar forte candidatur­a à próxima convocatór­ia da seleção nacional, que sairá na próxima sexta-feira. Foi o 13º golo de Galeno esta temporada, sexto nos últimos seis jogos.

O primeiro remate perigoso do Portimonen­se ocorreu apenas aos 63 minutos, através de Jasper, obrigando Diogo Costa a boa intervençã­o. Foi uma exceção à regra numa partida completame­nte dominada pelos comandados de Sérgio Conceição, que aumentaram para 0-3 numa finalizaçã­o com classe de Pepê, outro dos melhores, juntamente com o já referido Galeno e Francisco Conceição.

Foi uma boa vitória para um FC Porto em clara subida de forma e que ainda poderá ter motivos para sorrir em 2023/24, caso mantenha o bom momento. A chegada, pelo menos, ao 2.º lugar da I Liga, a conquista da Taça de Portugal e a eliminação do poderoso Arsenal na Liga dos Campeões estão na lista de objetivos do dragão, num cenário que muitos não julgavam ser possível há poucas semanas.

 ?? ?? Nico González marcou no Algarve o primeiro golo ao serviço do FC Porto.
Nico González marcou no Algarve o primeiro golo ao serviço do FC Porto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal