Diário de Notícias

Giorgia Meloni consegue vitória no seu segundo teste eleitoral regional

Presidente da região de Abruzzo foi reeleito. Há duas semanas, líder do Governo tinha perdido na Sardenha.

- A. M.

Aprimeira-ministra italiana venceu as eleições regionais em Abruzzo, de acordo com os resultados divulgados ontem, naquele que é um revés para a oposição de esquerda antes das eleições europeias de junho. Este escrutínio era visto como um teste para Giorgia Meloni, de extrema-direita, depois da derrota há duas semanas nas regionais da Sardenha, o seu primeiro contratemp­o eleitoral desde que assumiu a liderança do Governo em outubro de 2022.

O atual presidente de Abruzzo, Marco Marsilio, obteve 53,5% dos votos, contra 46,5% do seu adversário Luciano D’Amico, apoiado pelo Partido Democrátic­o (PD) e pelo Movimento Cinco Estrelas. Há cinco anos, Marsilio foi o primeiro presidente regional do Irmãos da Itália, de Meloni.

Esta vitória é o resultado de uma campanha feroz de Giorgia Meloni e de membros do seu Governo de coligação de extrema-direita para reforçar a votação na região central de Itália – vários ministros fizeram campanha em Abruzzo nas últimas duas semanas e anunciaram lá grandes investimen­tos. “Marco Marsilio é o primeiro presidente na história de Abruzzo a ser reeleito pelos eleitores. Estamos muito orgulhosos”, disse ontem Meloni na rede social X.

O partido Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, um dos apoiantes de Marsilio, obteve 24% dos votos. Seguiu-se o PD com 20% (o dobro do alcançado em 2019) e pelo partido de direita Forza Italia, com 13%. O Liga, do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, obteve apenas 7% dos votos, em comparação com os 27% de há quatro anos.

As próximas eleições regionais, em Basilicata, a 20 e 21 de abril, prometem ser desafiante­s: a oposição ainda não tem um único candidato que enfrente a coligação de direita, que apoia o presidente em funções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal