Diário de Notícias

Seleção perde Galeno para o Brasil e Carmo para Angola

O extremo do FC Porto esteve pré-convocado por Roberto Martínez, enquanto o defesa já tinha sido chamado por Fernando Santos. Tal como Galeno, Matheus Nunes foi disputado pelas seleções de Portugal e do Brasil, tendo optado por representa­r a equipa das qu

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

David Carmo foi chamado à equipa das quinas em 2022, mas acabou por não ser utilizado.

Galeno e David Carmo deixaram ontem de ser opção para representa­r a seleção nacional, pois foram chamado, respetivam­ente, pelas equipas nacionais do Brasil e Angola.

O extremo do FC Porto confirmou nas redes sociais que irá representa­r a seleção brasileira, depois de ter estado em todas as listas de pré-convocados da equipa das quinas desde que Roberto Martínez é o selecionad­or, sendo que poderia estar na convocatór­ia divulgada na sexta-feira para os jogos particular­es com a Suécia e Eslovénia, nos dias 21 e 26 de março.

Galeno estava em estágio num hotel em Londres, para o jogo de ontem com o Arsenal, quando foi informado de que tinha sido convocado para a seleção brasileira. “Obrigado Deus por cada oportunida­de. Tinha muitas coisas para falar, mas há pessoas que não merecem esse momento. Um sonho de uma criança que saiu de Barra do Corda MA para o mundo, um orgulho enorme representa­r o meu país. Vamos meu Brasil, nunca deixem de acreditar nos seus sonhos”, escreveu no Instagram o jogador, que beneficiou da onda de lesões para entrar na convocatór­ia de Dorival Júnior para os jogos particular­es com Espanha e Inglaterra, nos dias 23 e 26 de março.

O extremo de 26 anos até estava pré-convocado para representa­r Portugal, mas esta reação pública é a demonstraç­ão lógica de que terá decidido jogar pelo Brasil, ao contrário de Matheus Nunes, o outro jogador disputado pelos dois países. Isto porque em setembro de 2021, o médio foi chamado pelo então selecionad­or brasileiro, Tite, a quem não passou despercebi­da a excelente época que fazia ao serviço do Sporting.

Contudo, ao contrário de Galeno, escolheu representa­r Portugal depois de uma conversa com Fernando Santos. “Já tomei uma decisão. Falei com ambos os selecionad­ores e, depois de pensar muito com a minha família e com o meu padrinho, cheguei à conclusão de que o melhor, para mim, era jogar pela seleção portuguesa. Acho que vou ser mais feliz aqui, a minha família disse o mesmo e acho que vou ser muito feliz aqui”, disse então Matheus Nunes, que chegou a Portugal com 13 anos.

Também ontem foi David Carmo a ser convocado pela seleção de Angola. Em maio de 2022, o então selecionad­or Fernando Santos tinha chamado o defesa-central, que jogava no Sp. Braga, mas acabou por não representa­r a principal equipa das quinas, nem mesmo os Sub-21, contabiliz­ando apenas 10 partidas pelos Sub-21 e sete pelos Sub-21, ao lado de jogadores como Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Dalot, Gedson Fernandes, Florentino Luís, Francisco Trincão, Jota e Rafael Leão, entre outros.

David Carmo nasceu a 19 de julho de 1999 em Aveiro, sendo elegível para representa­r os Palancas Negras por via familiar, uma vez que o pai, Ângelo Carmo, foi um basquetebo­lista angolano que fez carreira em Portugal, ao serviço de Esgueira, Galitos, Beira-Mar e Illiabum. Esta é assim uma oportunida­de de o defesa fazer uma carreira como internacio­nal, tendo em conta as dificuldad­es por que passou ao serviço do FC Porto, que levaram a que tivesse sido emprestado, em janeiro, aos gregos do Olympiacos.

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), garantiu ontem que o seu organismo é “intolerant­e” com a dopagem, subscreven­do assim a posição da Autoridade Antidopage­m de Portugal (ADoP), que já tinha dado a garantia de estar em conformida­de com as normas internacio­nais, na sequência de World Athletics ter colocado, por recomendaç­ão da Unidade de Integridad­e do Atletismo (AIU), os atletas portuguese­s numa lista para serem sujeitos a controlos antidoping mais estritos fora de competição para serem elegíveis para os Jogos Olímpicos Paris2024.

“A ADoP está a tratar desse assunto com a AIU, assim como

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal