Diário de Notícias

ESCÂNDALOS

-

Caso Ayuso

A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, está debaixo de fogo por causa dos negócios do companheir­o. Alberto González Amador está a ser investigad­o por alegada fraude ao Fisco no valor de cerca de 350 mil euros entre 2020 e 2021, através de faturas falsas e empresas de fachada. Além disso, o empresário é ainda suspeito de cobrar comissões de dois milhões de euros em contratos para a compra de máscaras e outro material contra a covid-19 durante os meses mais críticos da pandemia, segundo a imprensa espanhola.

Caso Koldo

Os escândalos de corrupção na compra de máscaras contra a covid-19 também estão a afetar o PSOE. O Caso Koldo, como é conhecido, rebentou com a detenção de várias pessoas acusadas de receber subornos, entre elas Koldo Garcia, assessor do ex-ministro José Luis Ábalos, aliado-chave do primeiro-ministro Pedro Sánchez. Garcia é suspeito de ser um dos líderes de um esquema que permitiu que uma pequena empresa ganhasse contratos de 53 milhões de euros para fornecer máscaras a várias autonomias entre março e junho de 2020. Terão sido pagos subornos no valor de 9,5 milhões de euros. O PSOE pediu que Ábalos – que entretanto já foi apontado como eventual “intermediá­rio – se demitisse de deputado, o que ele recusou, tendo sido entretanto suspenso do partido. Nesse meio tempo, o PP levantou também questões em relação aos contratos da empresa com as Canárias e as Baleares, as primeiras então governadas pelo atual ministro da Política Territoria­l, Ángel Victor Torres, e as segundas pela atual líder do Congresso, Francina Armengol.

Caso Air Europa

O PP vai pedir às autoridade­s que avaliem um eventual caso de “conflito de interesses” do próprio Sánchez, por não se ter ausentado das reuniões do Conselho de Ministros onde foi tomada a decisão de resgatar a Air Europa (com 795 milhões de euros de fundos públicos), uma companhia que tem “vínculos de natureza económica e profission­al com a sua mulher, Begoña Gómez”. O PP diz que está “comprovado que a Air Europa financiou a cátedra universitá­ria” da mulher do primeiro-ministro, apenas um mês depois de Sánchez chegar ao Governo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal