Diário de Notícias

Benfica e Sporting tentam manter Portugal no mapa dos quartos-de-final

Águias e leões jogam hoje na Escócia e em Itália, respetivam­ente. Neste milénio, só em três temporadas não houve equipas portuguesa­s nesta fase.

- TEXTO CARLOS NOGUEIRA

Benfica e Sporting têm hoje a responsabi­lidade de manter Portugal no mapa da Europa do futebol, algo que se tornou habitual ao longo deste milénio – apenas em três épocas não houve clubes portuguese­s a disputar os quartos-de-final de uma das competiçõe­s da UEFA. Após a eliminação do FC Porto na Champions, em Londres, frente ao Arsenal, águias e leões tentam evitar o mesmo destino, partindo para os jogos fora com empates: a equipa de Roger Schmidt com um 2-2 diante dos escoceses do Rangers e o conjunto de Rúben Amorim após um 1-1 com os italianos da Atalanta.

Só vitórias interessam às duas equipas de Lisboa, sendo que no caso do Sporting terá de conseguir ganhar pela primeira vez em solo italiano (mas já venceu uma eliminatór­ia ao Nápoles no desempate por penáltis em 1989-90), enquanto o Benfica está obrigado a algo que, em seis deslocaçõe­s, apenas foi feito em 1960 na caminhada para o primeiro título europeu, quando triunfou por 2-1 no campo do Hearts, logo na primeira eliminatór­ia.

Ao longo das 23 temporadas europeias que se realizaram durante este milénio, a de 2001/02 foi a primeira sem nenhum clube português nos quartos-de-final, pois FC Porto e Boavista foram eliminados na segunda fase de grupos da Liga dos Campeões, que correspond­ia aos oitavos, enquanto o Sporting caiu nos 16 avos-de-final da Taça UEFA com o AC Milan. Foi preciso esperar quinze épocas para voltar a registar-se um cenário idêntico – em 2016/17 Benfica e FC Porto foram eliminados nos oitavos da Champions, e o Sp. Braga não passou da fase de grupos da Liga Europa.

A pior temporada foi, no entanto, a de 2019/20, quando Portugal não teve nenhuma equipa nos oitavos-de-final, pois o Benfica desceu da Liga dos Campeões para a Liga Europa, onde caiu nos 16 avos-de-final (frente ao Shakhtar), tal como FC Porto (Bayer Leverkusen), Sp. Braga (Rangers) e Sporting (Basaksehir).

OBenficaéa equipa quem ais vezes marcou presença nos quartos-de-final (11, ver quadro ), das quais ultrapasso­u três. O FC Porto somou nove e também seguiu em frente em três, enquanto o Sporting esteve cinco vezes nesta fase e apurou-se só uma, tal como o Sp. Braga e Boavista, que estiveram por três e uma vez, respetivam­ente, nos quartos.

Este milénio tem sido bastante produtivo para as equipas portuguesa­s que já estiveram em cinco finais. Uma delas, da Liga Europa 2010/11, foi 100% nacional e opôs o Sp. Braga ao FC Porto, que conquistou a Liga Europa.

Além desse troféu, os dragões venceram mais duas competiçõe­s europeias neste milénio: a Taça UEFA 2002/03 e a Liga dos Campeões 2003/04. De resto, o Benfica participou em duas finais, o Sporting numa e os bracarense­s na tal com os portistas, em Dublin.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal