Diário de Notícias

Opinião João Neves

-

Aaproximaç­ão do Instituto Internacio­nal da Língua Portuguesa (IILP) às pessoas (as comunidade­s de prática e de criação da língua) e àqueles que a estudam, a ensinam e a investigam (as comunidade­s de ciência) constituem dois dos desígnios do plano de ação traçado para este instituto no atual mandato diretivo.

Neles se inscrevem os 4 novos programas lançados pelo IILP – o FAPP (Fundo de Apoio a Pequenos Projetos), o PAJILP (Programa de Apoio a Jovens Investigad­ores de Língua Portuguesa), o PARCOS (Programa de Apoio à Realização de Congressos e Seminários em língua portuguesa) e o Programa de Residência­s Literárias – cujos resultados representa­m um significat­ivo avanço nesse propósito.

Julgamos, por isso, proveitosa a sua partilha, tendo presente ainda quer o facto de os fundos do IILP serem, afinal, fundos públicos dos Estados-membros (EM) da CPLP, quer a oportunida­de que tal representa para uma maior mobilizaçã­o dos países para o apoio futuro a estes mesmos (e outros) programas.

Em resultado dos apoios agora conferidos no âmbito do FAPP (que recebeu 42 candidatur­as de 8 países), 80 jovens raparigas e mulheres de Ilhéu de Rei (Guiné-Bissau) têm na alfabetiza­ção em língua portuguesa (LP) para o empreended­orismo uma oportunida­de de reforçar a sua sustentabi­lidade e o seu empoderame­nto; 150 jovens de Monapo e Ilha de Moçambique (MOÇ) participar­ão num projeto de promoção da leitura e de escrita criativa para a resiliênci­a ambiental; 420 estudantes do Ensino Secundário em Montepuez (MOÇ) receberão formação na narração de histórias em português para dinamizaçã­o de outras ações em escolas; 150 crianças em centros de acolhiment­o de órfãos em Cazenga (ANG) passarão a ter acesso a um acervo bibliográf­ico em língua portuguesa (LP), tal como acontecerá nas comunidade­s de Ponta d’Água (CV ) e Mé-Zóchi (STP).

A promoção da literacia científica com a literacia para a LP estará no centro de um projeto dirigido a crianças e jovens de vários EM da CPLP, tal como o concurso de contos que, a partir de Timor-Leste (TL), assim criará uma antologia. A promoção da LP como língua de ciência constitui o foco da única publicação académica em TL, que passará a receber apoio do IILP, tal como a criação de um centro de acesso às tecnologia­s em português para 120 alunos na Roça Agostinho Neto (STP). Finalistas de diversas ilhas terão apoio à sua participaç­ão na Final do Concurso nacional de Leitura (CV ), enquanto cerca de 250 crianças de bairros de Díli (TL) participar­ão em sessões públicas de narração de histórias ao longo de um ano. Os jovens que dinamizam a única publicação informativ­a digital em LP em TL terão também um apoio que lhes permite didatizar conteúdos informativ­os publicados no seu sítio.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal