Diário de Notícias

Ronaldo e mais nove falham Suécia. Dany Mota chamado ao estágio

Raphäel Guerreiro e Trincão foram dispensado­s por lesão e o selecionad­or convocou o avançado do Monza. Ser Campeão Europeu está na cabeça de todos, segundo Bruno Fernandes, o mestre de cerimónias na estreia de Francisco Conceição na sala de imprensa.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Cristiano Ronaldo, Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix vão ficar de fora do Portugal-Suécia de quinta-feira e irão juntar-se ao estágio da seleção apenas no início da preparação do encontro frente à Eslovénia (dia 26). Já Trincão e Raphäel Guerreiro, por lesão, foram dispensado­s e falham as duas partidas. Martínez chamou Dany Mota, avançado do Monza, que é mais uma estreia.

Foram, assim, 24 os jogadores que se concentrar­am ontem na Cidade do Futebol no arranque da Operação Euro2024. No entanto, apenas 22 subiram ao relvado. Francisco Trincão e Raphäel Guerreiro não participar­am na sessão e ao início da noite a FPF informou que ambos foram dispensado­s, por estarem lesionados.

O Bayern Munique tinha anunciado que Guerreiro nem iria viajar, mas a FPF confirmou a presença do jogador no estágio para ser avaliado. Mas tal como Trincão, foi dado como inapto. O selecionad­or, entretanto, chamou Dany Mota, avançado de 25 anos do Monza, de

Bruno Fernandes no treino da seleção realizado na Cidade do Futebol.

Itália, que terá assim a possibilid­ade de se estrear.

Roberto Martínez chamou inicialmen­te 32 atletas já com a intenção de dividir o grupo em três – um disponível em todo estágio, outro apenas para o jogo com a Suécia e um terceiro para o jogo com os eslovenos. Os três guarda-redes também fazem o estágio todo.

“Um formato inteligent­e”, segundo Bruno Fernandes: “O mister

falou com vários jogadores e explicou o porquê. Estamos numa fase da época em que ainda há muitos jogos. É muito inteligent­e tentar gerir o grupo. Existem as lesões e a intensidad­e é sempre alta. É muito inteligent­e por parte do mister e do staff. É gerir da melhor maneira e com ambição.”

O capitão do Manchester United falou ainda dos estreantes Francisco Conceição e Jota Silva que podem somar a primeira internacio­nalização perante a Suécia. “Não podemos passar toda a responsabi­lidade ao Cristiano para receber toda a gente. Ele sabe bem receber, porque é o que está há mais tempo na seleção. Há o Pepe e o Bernardo. Queremos que se sintam à vontade. Estão aqui por mérito. Queremos que tudo o que têm feito pelos clubes demonstrem também aqui. Esse papel não me cabe só a mim. Estou cá para recebê-los o melhor possível”, referiu o médio, que não se cansa de dizer o quanto gosta de representa­r Portugal.

“É sempre um orgulho representa­r o país. Não há nada que nos deixe mais orgulhosos. Somos afortunado­s. É algo único. É fácil desligar do clube e focar na seleção. Agora é assimilar o mais rapidament­e as ideias do mister aqui”, disse Bruno Fernandes, habituado a ter mais de 50 jogos por época nas pernas.

Conquistar o Europeu “é um sonho” que está na presença de cada jogador, segundo o médio: “Queremos voltar a dar essa alegria. Estava de fora [quando Portugal venceu o Euro2016], mas senti-me como se fosse um deles.”

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal