Diário de Notícias

Suécia deu pouca luta, mas Portugal passa no primeiro teste com distinção

Seleção goleou suecos (5-2), num jogo em que Roberto Martínez entrou com uma defesa a quatro. Rafael Leão, Matheus Nunes e Nélson Semedo entre os jogadores com nota máxima.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Na estreia do equipament­o secundário, que irá utilizar durante o Euro2024, Portugal goleou a Suécia (5-2). Ontem, no Estádio D. Afonso Henriques, no primeiro de quatro jogos de preparação para o Campeonato da Europa, a seleção portuguesa mostrou que tem opções, seja numa lista a 23, 24, 25 ou 26 jogadores. Rafael Leão exigiu mais protagonis­mo para o futuro e, entre os que não têm lugar cativo, Matheus Nunes e Nélson Semedo ganharam pontos.

Roberto Martínez colocou Portugal a jogar em 4x3x3, com Pepe a titular (e capitão) junto a Rúben Dias no centro da defesa. Com 41 anos e 25 dias, o defesa central portista tornou-se o jogador mais velho de sempre, entre portuguese­s e adversário­s, a jogar numa partida da seleção.

Depois de um lance perigoso logo a abrir o jogo para os suecos – Patrício impediu que um desvio de Rúben Dias o traísse –, Portugal tomou conta do jogo, com Bruno Fernandes e Rafael Leão muito ativos nas manobras ofensivas.

Matheus Nunes foi titular, algo que não acontecia desde 2022, e quis logo mostrar que merece um lugar na lista para o Euro2024. O médio do Manchester City luta por uma vaga com João Neves, João Palhinha, Rúben Neves e Vitinha e foi ele que teve a primeira oportunida­de de golo. Bruno Fernandes lançou Rafael Leão na esquerda e o extremo, mesmo em excelente posição para rematar, optou por passar para Gonçalo Ramos, que no centro da área atrasou para o remate forte de Matheus Nunes. Robin Olsen brilhou ao impedir o golo, que não tardou e com os mesmos protagonis­tas. Depois de combinar com Gonçalo Ramos, Bernardo Silva atira ao poste da baliza de Olsen e a bola foi ter com Rafael Leão, que atirar ao ângulo superior esquerdo da baliza sueca e fez o 1-0.

Matheus Nunes era combustíve­l que fazia acelerar o jogo de Portugal e foi ele a fazer o 2-0, depois de uma combinação entre Bernardo Silva e Nuno Mendes. Fosse a Suécia um adversário mais capaz tanto ofensiva como defensivam­ente e a nota artística de Portugal seria ainda maior. O 3-0 foi resultado de uma grande jogada. João Palhinha lançou Nélson Semedo em corrida e o lateral dominou a bola e esperou para servir Bruno Fernandes, com um passe por entre as pernas de Elanga, e o médio do Manchester United só teve de encostar para o terceiro golo de Portugal em 45 minutos. Nos últimos cinco jogos, Bruno Fernandes teve uma participaç­ão direta em 44% dos golos de Portugal, com cinco golos e seis assistênci­as.

O lance de maior perigo dos suecos foi o desvio de Rúben Dias que ia traindo Patrício logo aos dois minutos. Depois foi um festival de boas jogadas em velocidade da seleção portuguesa. Roberto Martínez colocou João Palhinha como segurança de Viktor Gyökeres, que testou a atenção de Patrício a abrir o segundo tempo. A Suécia voltou a entrar melhor e Cajuste podia ter feito o empate aos 49 minutos. Mas antes de o avançado do Sporting marcasse mesmo, Bruma, que entrou para o lugar de Rafael Leão ao intervalo, ampliou para Portugal.

A contagem geral estava longe de acabar e Gonçalo Ramos, a passe de Nélson Semedo, faria o 5-1 antes de Jota Silva se estrear em casa. O extremo que ainda há cinco anos jogava nos distritais ficou perto da estreia de sonho assim que entrou, mas Olsen negou-lhe o golo e uma ovação ainda maior à que recebeu ao entrar num campo que é sua casa desde a época passada. O jogador do Vit.Guimarães colocou a sua irreverênc­ia no jogo e mostrou que por poucas hipóteses que tenha é uma opção válida.

Antes do apito final a Suécia ainda reduziu por Gustaf Nilsson. Os dois golos sofridos merecem atenção do selecciona­dor, que para o jogo de terça-feira, com a Eslovénia, irá certamente contar com Diogo Costa na baliza e testar o sistema de três centrais... para além de ter algumas das primeiras opções, como Cristiano Ronaldo, de volta.

 ?? ?? Numa imagem só, três marcadores de golos. Rafael Leão, Gonçalo Ramos e Bruno Fernandes marcaram à Suécia.
Numa imagem só, três marcadores de golos. Rafael Leão, Gonçalo Ramos e Bruno Fernandes marcaram à Suécia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal