Diário de Notícias

Harmonia entre a Europa e a América

- TEXTO ISABEL LARANJO

Uma crónica exclusiva do jornalista francês Roland Faure, para o DN, dava conta de que “Os Europeus devem viver em harmonia com os Estados Unidos”. Continuava­m as investigaç­ões ao atentado contra a princesa Ana e um OVNI terá sido avistado em Avis.

Amanchete principal do DN, neste dia há 50 anos, apresentav­a uma crónica exclusiva do conceituad­o jornalista francês Roland Faure. “Os Europeus necessitam de viver em harmonia com os Estados Unidos” era o título do texto, com grande destaque na primeira página. A crónica foi escrita em Paris, em especial para o DN. “O presidente Nixon não tem atualmente nenhuma razão para se inquietar quanto à Europa, pois se os seus problemas pessoais lhe dão ainda algumas preocupaçõ­es a evolução da sua diplomacia, pelo contrário, traz-lhe grandes compensaçõ­es”, podia ler-se. “De resto, poderemos mesmo perguntar-nos por que razão o presidente dos Estados Unidos se julgou obrigado a dar murros na mesa, quando um simples franzir de sobrancelh­as bastaria para tornar a pôr na ordem os seus opositores europeus.”

Disserta depois o ilustre francês sobre a CEE (Comunidade Económica Europeia) e alguns dos seus Estados-membros.

A princesa Ana, filha da rainha Isabel II, e o marido, Mark Phillips, apareciam destacados numa fotografia no canto superior direito da primeira página do jornal. O casal tinha sofrido um atentado há poucos dias, algo que não se via há 34 anos contra membros da realeza.

“A polícia britânica continua a investigar o atentado contra a princesa”, escrevia o DN, ao mesmo tempo que dava conta de que tinham sido efetuadas buscas numa casa nas proximidad­es da residência real.

Ao mesmo tempo, o presidente Pompidou retomava as suas funções, após ter sido acometido, na véspera, de um ligeiro mal estar e recebia, em Paris, o embaixador da Coreia do Sul.

Na primeira página do DN dava-se, ainda, conta de tensão no Médio Oriente. “Israel acusa o Egito de violar o acordo de separação militar no Canal do Suez.”

Na África do Sul acontecera uma tragédia: o piloto de automóveis Peter Revson – herdeiro da fortuna do império de produtos de beleza Revlon – morreu durante os treinos para o Grande Prémio da África do Sul. Ainda foi retirado com vida do carro, mas acabou por não resistir aos graves ferimentos.

De Avis, no Alentejo, vinha uma insólita notícia: “Disco voador próximo de Avis?”, questionav­a-se, após algo estranho ser avistado nos céus da cidade.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal