Diário de Notícias

TENISTAS COM HISTÓRIA NO TORNEIO

-

Roger Federer

Em 2008, o Estoril Open contou com a presença de um dos melhores jogadores da história do ténis: Roger Federer. Na altura com 26 anos, chegou ao evento português como cabeça de série e como N.º 1 Mundial. Um feito da organizaçã­o de João Lagos na altura. O suíço enfrentou Frederico Gil nos quartos-de-final e bateu o N.º4 do ranking de 2008, o russo Nikolay Davydenko. Foi um dos melhores torneios de sempre.

Novak Djokovic

Todos se lembrarão dele por entrar no court com a camisola do Benfica. Novak Djokovic, sem dúvida um dos maiores tenistas da história, venceu o Estoril Open 2007, ao derrotar o francês Richard Gasquet (venceu a 1.ª edição do Estoril Open renovado). Vencer em Portugal lançou o sérvio numa carreira que viria a ser uma das melhores de todos os tempos. Nenhum outro tenista passou tanto tempo como N.º 1.

Juan Carlos Ferrero

O espanhol deixou marca em 2001, quando bateu Carlos Moya – N.º 1 Mundial em 1999 e vencedor do Estoril Open em 2000 – numa das mais emocionant­es e bem jogadas finais. Juan Carlos Ferrero chegou a N.º 1 em 2003, ano em que teve de desistir do open português.

Stanislas Wawrinka

No ano passado, quando passavam dez anos da sua vitória no Jamor, o suíço, já com 37 anos, desistiu de jogar em Portugal por não reunir condições para competir. Para a história ficou o triunfo sobre David Ferrer. Chegaria a N.º 3 Mundial meio ano depois.

Stefano Tsitsipas

Era N.º 10 do Ranking Mundial quando bateu o jovem Pablo Cuevas na final de 2019. Foi no Clube de Ténis do Estoril que o grego se afirmou como símbolo de uma nova geração de tenistas e catapultou a carreira até chegar a N.º 3 Mundial.

João Sousa

Em 2018, João Sousa fez história ao tornar-se o primeiro português a vencer no Estoril. O primeiro e único tenista português a entrar no top-30 do Ranking Mundial derrotou Frances Tiafoe na final. Este ano regressa ao torneio para a sua despedida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal