Diário de Notícias

Visita oficial de Kissinger a Moscovo

- TEXTO ISABEL LARANJO

Em plena Guerra Fria, as duas maiores potências mundiais, que representa­vam Leste e Oeste, encontrava­m-se em Moscovo, capital da União Soviética. “Kissinger chegou a Moscovo para conversaçõ­es sobre problemas em suspenso entre os Estados Unidos e a U.R.S.S.”, podia ler-se em título, na primeira página do DN, há 50 anos. “Aos jornalista­s que o aguardavam no aeroporto confirmou que discutiria com as autoridade­s soviéticas a data da projetada visita do presidente Nixon a Moscovo em junho”, noticiava o DN. “Esperamos conseguir progressos concretos numa série de problemas em suspenso e concordamo­s que todos nós temos a obrigação de promover a paz em todos os pontos do globo”, disse Henry Kissinger aos jornalista­s. À época discutia-se a perigosida­de das armas nucleares. “A nossa atitude é que nenhum dos nossos dois países se aproveitar­á de qualquer situação mundial. O governo americano está convicto de que muita coisa importante depende das relações entre os Estados Unidos e a União Soviética”, declarou ainda o secretário de Estado americano Henry Kissinger.

No Médio Oriente continuava a tensão. “O Egito não assinará uma paz separada com Israel”, titulava o DN. As declaraçõe­s eram do presidente egípcio, Sadate.

Aparenteme­nte refeita do atentado de que fora alvo, a princesa Ana era destaque na primeira página do DN por ter ido a um festival hípico. “A princesa Ana e o capitão Mark Phillips apostaram nas corridas e ganharam”, titulava o DN, acompanhan­do uma fotografia onde o casal surgia muito sorridente. Após estas apostas bem-sucedidas, Ana e o marido foram ter com a rainha Isabel II. “A princesa Ana e o capitão Mark Phillips dirigiram-se esta noite para o Castelo de Windsor para relatar à rainha a tentativa de rapto que sofreram”, escrevia o DN. “O jovem casal fez a viagem para a residência real de campo no carro de desporto de Ana, depois de ter ganho 32,5 libras (cerca de 1900 escudos) nas corridas de cavalos de Cirenceste­r.”

No Algarve, uma avioneta despenhou-se matando os quatro ocupantes. O DN mostrava ainda a fotografia dos dois camiões que tinham explodido no dia anterior, em Castelo Branco, completame­nte destruídos. “Dois camiões pulverizad­os” era o título.

 ?? ?? GUERRA FRIA O secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger foi a Moscovo e abordou o tema das armas nucleares. No Médio Oriente continuava a tensão entre o Egito e Israel. Por cá, uma avioneta despenhou-se no Algarve matando os quatro ocupantes do aparelho.
GUERRA FRIA O secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger foi a Moscovo e abordou o tema das armas nucleares. No Médio Oriente continuava a tensão entre o Egito e Israel. Por cá, uma avioneta despenhou-se no Algarve matando os quatro ocupantes do aparelho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal