Diário de Notícias

CTI ainda não foi contactada pelo PSD sobre o aeroporto

Comissão Técnica Independen­te diz que relatório final sobre a localizaçã­o “tem uma base muito sólida” para tomada de decisão.

- DN/DV/LUSA

Acoordenad­ora da Comissão Técnica Independen­te (CTI) afirmou ontem que o relatório sobre o novo aeroporto “tem uma base muito sólida” para uma decisão e o presidente da Comissão de Acompanham­ento disse não ter sido contactado pelo PSD.

Os dois responsáve­is falavam aos jornalista­s no final da reunião com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, na reunião em que entregaram o relatório final das opções estratégic­as para aumentar a capacidade aeroportuá­ria da Região de Lisboa.

Questionad­a sobre o que é que tinha ouvido da parte de António Costa depois de apresentad­o o relatório, Maria do Rosário Partidário, da Comissão Técnica Independen­te (CTI), afirmou:

“Uma das coias que ouvimos e que já todos devem ter ouvido é que ele tem muita pena de não ser o decisor, porque justamente tem uma base muito sólida para tomar a decisão”.

Ou seja, “o decisor tem, nas suas mãos, com este relatório, um relatório muito fundamenta­do que deixa muito poucas dúvidas. porque tem todas as respostas possíveis”, prosseguiu a responsáve­l.

“Ele [António Costa] está muito satisfeito com o resultado, não só o resultado que tivemos, mas também o resultado em relação aos objetivos colocados na Resolução do Conselho de Ministros, a qual teve uma metodologi­a acordada com o PSD e, portanto, ele fica satisfeito que essa metodologi­a tenha tido resultados que são úteis e que permitem finalmente tomar uma decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa”, salientou Maria do Rosário Partidário.

Instada a comentar as declaraçõe­s do primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, que garantiu que a decisão será tomada “nos primeiros dias” de Governo, a responsáve­l rematou: “Não tenho razão para não acreditar”.

O presidente da Comissão de Acompanham­ento, Carlos Mineiro Aires, enalteceu o cumpriment­o dos prazos.

“Quanto à questão da comissão que foi criada e foi anunciada pelo senhor dr. Luís Montenegro, obviamente que não fomos contactado­s, há uma metodologi­a que o partido quer adotar e que fará da melhor forma”, salientou o presidente da Comissão de Acompanham­ento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal